terça-feira, agosto 23, 2016

No Amapá, escola pública é furtada quatro vezes no período de dez dias

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/No período de 12 a 22 de agosto, a escola estadual Professor Rodoval Borges Silva foi invadida quatro vezes, segundo a coordenação pedagógica da instituição. O prédio fica localizada no bairro Fonte
Nova, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá.
Os assaltos ocorreram após o fim do contrato do governo do Amapá com empresas de vigilância. A Secretaria de Estado de Educação (Seed) anunciou em coletiva de imprensa quatro medidas de segurança que seriam adotadas para inibir ações criminosas dentro de escolas de Macapá e Santana, sendo duas delas imediatas.
O governo informou que vigilantes voltariam para 50 escolas consideradas mais vulneráveis a casos de invasão. Outra medida foi estender o trabalho do Batalhão de Policiamento Escolar, que ocorria durante o horário de aula. Agora, as rondas vão até às 3h, diariamente.


Escola, Santana, quatro vezes furtada, Amapá, (Foto: Jorge Abreu/G1)Coordenadora pedagógica, Maria Zilda
(Foto: Jorge Abreu/G1)
De acordo com a coordenadora pedagógica, Maria Zilda, nas quatro invasões foram levadas da escola Rodoval Borges computadores, bomba d’água, lâmpadas, ventiladores e até panelas da instituição. Portas e grades foram danificadas durante os arrombamentos.
“Dia 12 de agosto levaram uma bomba d’água. No dia 13 levaram lâmpadas e ventiladores. Dia 18 levaram da sala da TV Escola o data show, microfones, um notebook e outros matérias que ficavam guardados lá. Nesse final de semana, invadiram a cozinha e a sala de informática, onde levaram panelas, computadores e outros objetos”, detalhou a educadora.
Maria Zilda conta que cerca de 1,2 mil estudantes estão sem aula há seis dias pela falta de água. Ela ressalta que o problema de insegurança gerou nos alunos e professores um estado de constante medo.
“A diretoria tirou dinheiro do próprio bolso na compra de cadeados e até numa nova bomba d’água que foi instalada, mas que depois retirada devido à falta de segurança na escola. Estamos abalados psicologicamente, vivendo num constante estado de nervosismo. A nossa integridade física está em risco, tanto dos alunos quanto dos profissionais da educação. As aulas iriam voltar nesse segunda-feira, mas por conta de mais uma invasão, foram interrompidas mais uma vez”, destacou.

  •  
Escola, Santana, quatro vezes furtada, Amapá, (Foto: Jorge Abreu/G1)Bandidos levaram computadores, ventiladores, lâmpadas e outros objetos da escola (Foto: Jorge Abreu/G1)
Escola, Santana, quatro vezes furtada, Amapá, (Foto: Jorge Abreu/G1)Portas foram danificadas e grades quebradas durante as invasões (Foto: Jorge Abreu/G1)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!