segunda-feira, julho 25, 2016

Ministério Público acusa Lula de tentar barrar a Lava jato

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O ex-presidente Lula (PT) sofreu mais uma derrota na Justiça, no que diz respeito às acusações que pesam contra o petista. Dessa vez,
por obstrução de investigações.

Depois da decisão do ministro Teori Zavascki, do STF, de devolver ao juiz Sérgio Moro as investigações relativas à reforma do sítio em Atibaia e à relação do petista com a ocultação da propriedade de um tríplex no Guarujá, a Procuradoria da República no Distrito Federal reiterou, na quinta-feira 21, a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF, contra o petista por participar da tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da área internacional Petrobras Nestor Cerveró.

Isso significa que agora Lula é oficialmente acusado de tentar interferir nas investigações da Lava Jato. O ex-presidente responderá a processo por obstrução de Justiça.

Se a acusação for aceita pela Justiça, Lula se tornará réu em processo cuja punição é a pena de prisão. A denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tramitava no Supremo Tribunal Federal devido ao foro privilegiado de um dos envolvidos na trama, o então senador e ex-líder do PT Delcídio do Amaral. Mas o processo acabou mudando de instância assim que Delcídio foi cassado. Além de Lula, o procurador Ivan Cláudio Marx denunciou Delcídio, o empresário José Carlos Bumlai, seu filho, Maurício Bumlai, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro e o ex-assessor de Delcídio, Diogo Rodrigues.

A base da acusação é a delação premiada e os documentos apresentados pelo ex-senador aos procuradores da Lava Jato e revelados com exclusividade por ISTOÉ. Em seu parecer, o procurador afirma que Lula “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa, ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Esteves, Edson Ribeiro, Diogo Rodrigues, José Carlos Bumlai, e Maurício Bumlai”. Na prática, o ex-presidente tentou atrapalhar a Operação Lava Jato.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!