quinta-feira, dezembro 10, 2015

Veja 7 tipos de amigo secreto para economizar nos presentes de Natal

Aplicativo ajuda em sorteio de amigo secreto (Foto: Reprodução EPTV)Entre as pessoas que participam de brincadeiras de amigo secreto na época de Natal, 30,6% afirmam que irão entrar no jogo, seja entre colegas de trabalho, amigos ou familiares, com a justificativa de
economizar dinheiro, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“O amigo secreto, ou amigo oculto, como também é conhecido, é uma ótima oportunidade para driblar os efeitos da crise econômica e economizar sem abrir mão do ato de presentear, já que é comum estabelecer um limite para o valor a ser gasto”, diz o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.
“Além disso, a confraternização coletiva resolve a obrigação de ter de presentear várias pessoas já que cada um se encarrega de apenas um participante e, no fim, ninguém fica sem presente.”
O modelo tradicional e mais conhecido de amigo secreto funciona com um sorteio entre um grupo de pessoas e cada um deve comprar um presente para a pessoa que tirou, cuja identidade só é revelada no dia da troca de presentes. Mas existem opções diferentes que podem ser uma boa pedida para quem quer economizar.
Veja abaixo 7 estilos de amigo secreto para gastar menos nos presentes de Natal:
Valor simbólico
Para participar da brincadeira, o grupo estipula o preço máximo que os presentes podem ter, com um valor simbólico de até R$ 10, por exemplo. Os integrantes precisam usar a criatividade para presentear sem estourar o custo combinado.


Processo de confecção da torta de um dos candidatos (Foto: Glauco Araújo/G1)Amigos podem trocar pratos em brincadeira de Natal (Foto: Glauco Araújo/G1)

Pratos e guloseimas
Uma das opções para amigo secreto é trocar chocolates ou outros quitutes. Vale inclusive tortas, biscoitos e bolos feito pela própria pessoa.

Presente combinado
A ideia é que o grupo combine qual vai ser o presente que todos vão receber: agendas, livros, CDs ou DVDs, garrafas, canecas, chinelos, bijuterias e gravatas, ou qualquer outro item que as pessoas quiserem. O importante é que todos ganhem o mesmo utensílio, ainda que de modelos diferentes.

Dueto em karaokê
Essa opção é para grupos de amigos ou familiares que gostam de cantar. A troca pode acontecer em casa ou em um karaokê, e a ideia é que cada um escolha uma música para cantar com seu amigo secreto.

Amigo de banca de jornal, farmácia, supermercado...
Antes de sortear, o grupo combina em qual tipo de estabelecimento o presente deverá ser comprado. Se o acertado for banca de jornal, por exemplo, todos deverão comprar os presentes apenas nesse tipo de comércio.

Maria produz em um ateliê, que fica no aconchego da sua própria casa (Foto: Reprodução / TV TEM)Maria produz em ateliê em casa (Foto: Reprodução / TV TEM)

Faça você mesmo
Após sortear o amigo secreto, cada pessoa deve fazer o presente que irá oferecer – podendo ser algum item artesanal, como enfeites ou utensílios decorados, até algum prato especial para quem gosta de cozinhar. Para quem não tiver tantos talentos manuais, vale recorrer a itens simples em lojas de artesanato.

Troca de mensagens
Em vez de objetos, os amigos secretos podem se presentear com mensagens, cartas, bilhetes ou histórias emocionantes ou engraçadas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!