terça-feira, dezembro 15, 2015

Sebrae apresenta ‘mapa’ do setor eólico no Rio Grande do Norte

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/As perspectivas de mercado, as barreiras e os processos de construção, montagem, operação e manutenção de parques eólicos foram mapeados e reunidos no Guia do Setor Eólico do Rio Grande
do Norte. O estudo foi elaborado em parceria pelo Sebrae, CTGás, Fiern e Banco do Nordeste com o intuito de analisar e mapear essa cadeia produtiva.

O guia será apresentado nesta terça-feira (15), na sede do Sebrae, em Natal, a partir das 8h. O evento contará ainda com a presença do diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Sandro Yamamato, que ministra palestra abordando o panorama desse segmento no país.

O estudo aponta os principais desafios nas etapas de prospecção de empreendimentos, construção, montagem, manutenção, e operação das usinas eólicas. O levantamento reúne informações técnicas, mas, foca principalmente nas atividades pertinentes à cadeia produtiva do setor, sobretudo as articulações entre fornecedores e demandantes de bens e serviços passíveis de oferta por empresas do estado.

“O objetivo dessa análise foi mapear e descobrir todos os elos dessa cadeia produtiva, assim como as formas que pode ser adensada, para apontar as oportunidades de negócios para as pequenas empresas que desejam fazem negócios nesse setor”, explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria no Sebrae-RN, Lorena Roosevelt.

Além da apresentação do guia, haverá uma explanação da experiência do Parque Eólico Alegria, que está em construção em Guamaré. Com capacidade instalada total de 151,9MW, Alegria será o maior parque eólico do País.

O empreendimento é composto por duas unidades, Alegria I e Alegria II. A unidade Alegria I, que opera desde 2010, é composta por 31 aerogeradores com potência total de 51,15 MW, enquanto que na unidade Alegria II serão instalados 61 aerogeradores com potência total de 100,65 MW. O caso será apresentado pelo gerente executivo dos parques, Marrison de Souza.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!