sexta-feira, outubro 16, 2015

Hub: nova consultoria reduz as chances de Pernambuco e polariza disputa entre o RN e Ceará

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O grupo de linhas aéreas Latam apresentou no final da tarde desta quinta-feira (15) os requisitos técnicos da infraestrutura aeroportuária para o hub Nordeste, com base em estudo desenvolvido
pela consultoria Arup, empresa que atua em 38 países e tem mais de 90 escritórios espalhados pelo mundo.

Segundo o documento, em Fortaleza a recomendação é pela “expansão orgânica do terminal existente, com aumento da área de terminal e a construção de um píer em continuidade ao terminal atual”.

“Em Recife, a opção apontada pela Arup é a construção de um novo terminal do lado da pista que fica oposto ao terminal atual, o que vai requerer a liberação da área hoje ocupada pela base militar”, a mesma que já teria a desapropriação prometida pelo governo federal.

Sobre Natal, a Arup recomenda “seguir com a ampliação já prevista no Plano Diretor (“Master Plan”) do aeroporto, executando a expansão orgânica do terminal existente, com aumento da área de terminal e construção de um píer em continuidade ao terminal atual”.

Em relação aos aeroportos das três cidades, o documento conclui que ambos foram concebidos para operações “ponto a ponto, sem características de um hub e, portanto, precisariam de adaptações para receber um centro de conexões de voos com as características desejadas pelo Grupo LATAM”.

De acordo com os dados do estudo, foi estimado que o hub movimente a partir de 2018, 2 milhões de passageiros adicionais por ano, em 24 aeronaves operadas diariamente em simultâneo (entre 2.500 e 3.000 passageiros na hora-pico).

RN OTIMISTA

Para o secretário estadual de Turismo, que participou da reunião em Brasília em que a LATAM apresentou os resultados da nova consultoria, as vantagens “do RN continuam sendo as mesmas”.

“Eu achei extremamente positiva. O posicionamento que o governador teve desde o início cumprindo com a redução do ICMS. Existe a confiabilidade da Latam, segurança jurídica com a gente também é fundamental. O fato de termos a Inframérica como parceira e o aeroporto 100% privado, destravado, onde a gente pode construir também é uma vantagem. Estamos no páreo”, disse Ruy ao Agora RN.

TAM

“O estudo da Arup dá suporte a um dos três critérios de decisão estabelecidos pelo Grupo LATAM para a implantação do hub, que é a qualidade da infraestrutura aeroportuária, e também está conectado com os outros dois critérios, que são a experiência do cliente e a competitividade em custos. A partir dos dados trazidos pelo levantamento, continuaremos a avaliar o plano de desenvolvimento de cada um dos aeroportos”, comenta Claudia Sender, presidente da TAM S/A. “Seguimos confiantes no desenvolvimento do projeto, que trará benefícios para toda a região Nordeste”, finaliza.

O Grupo LATAM conclui a divulgação dos estudos encomendados a consultorias internacionais para a avaliação de impactos econômico, social e de infraestrutura para a implantação do hub no Nordeste.

A avaliação da Arup é o segundo estudo de uma consultoria internacional encomendado pelo Grupo LATAM a ser divulgado. Em setembro, a Oxford Economics apresentou os resultados da avaliação de impactos econômicos e sociais do hub Nordeste.

O estudo da Oxford aponta que cada dólar investido pelo Grupo LATAM para a implantação do hub deve gerar entre 5,2 e 5,8 dólares em novas atividades econômicas, na média dos cinco primeiros anos de operações. Esta previsão inclui a geração de valor tanto para a cidade que for escolhida quanto para as outras que participaram do estudo.

A consultoria também estima um crescimento adicional do PIB das três cidades envolvidas no hub da ordem de 5% a 7%, considerando a média de cinco anos de operação. Nesse período, o hub deve gerar de 34 mil a 42 mil novos empregos no Nordeste.

O hub está projetado para movimentar durante a primeira fase do desenvolvimento das operações, num período de dois anos, 1,1 milhão de passageiros em voos de longo curso e entre 1 e 1,2 milhão de passageiros dentro do Brasil e entre o país e nações vizinhas da América do Sul por ano.

Fonte: Agora RN

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