terça-feira, outubro 27, 2015

Grupo quebra vidros e invade prédio do Incra em Brasília

Agricultores familiares em protesto na sede do Incra, em Brasília (Foto: Jéssica Nascimento/G1)Um grupo quebrou vidros, barrou a entrada de servidores e invadiu na manhã desta terça-feira (27) o prédio do Incra em Brasília. De acordo com a Polícia Militar, apesar do dano ao patrimônio, a situação é
considerada tranquila. Não há registro de feridos.

 Os invasores foram identificados pela PM como agricultores familiares que estavam acampados em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, pedindo reforma agrária.

"A presidente Dilma se comprometeu a disponibilizar recursos para assentamento imediato de 120 mil famílias de todo o Brasil. Hoje, estamos acampados exatamente para solicitar a presença do ministro do Planejamento e da presidente nacional do Incra, Lúcia Falcon", disse o representante do Movimento dos Sem Terra Antônio Pereira.

Ele diz que o ato é pacífico. "Não apoiamos a violência, a porta foi quebrada porque não havia como entrar. Só vamos sair daqui quando formos recebidos e nosso problema for solucionado."

A integrante do MST Maria Conceiçāo Borges, de 57 anos, conta que há três anos luta por um pedaço de terra. "Quero um lugar pra morar e trabalhar. Sonho em plantar meus vegetais e ganhar dinheiro com isso."

O servidor do Incra Ronaldo Vaz, de 57 anos, criticou o protesto. Ele chegou às 7h30 para trabalhar e foi surpreendido com os manifestantes.

 "Nosso serviço fica atrasado, a população, prejudicada. Há outras formas de protestar. Vamos aguardar eles saírem", declarou.

Segundo a polícia, há cerca de 200 pessoas no local. Militares acompanham a movimentação no prédio.

Acampamento
O grupo acampava desde a madrugada de 21 de setembro em frente ao Palácio do Buriti para pedir reforma agrária e produção de alimentos limpos, sem agrotóxicos. Segundo coordenadores do grupo, cerca de 1,5 mil famílias de várias regiões administrativas participavam do ato no local. A Polícia Militar estimava em 150 o número de participantes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!