quarta-feira, setembro 02, 2015

Imigrantes sírios morrem afogados em tentativa de chegar à Grécia

Policial paramilitar recolhe o corpo de uma criança morta que apareceu em praia da ilha de Kos, na Grécia. Vários migrantes morreram afogados e alguns seguem desaparecidos após botes lotados naufragarem durante tentativa de chegar ao território grego (Foto: AP/DHA)Pelo menos nove migrantes sírios morreram nesta quarta-feira (2) nas costas da Turquia no naufrágio de duas embarcações que haviam partido da cidade turca de Bodrum e tentavam chegar à ilha grega de
Kos, anunciaram as autoridades locais.
As imagens do corpo de um menino imigrante que apareceu numa praia de Bodrum, na Turquia, se espalharam nas redes sociais numa onda de tristeza e indignação com a crise migratória em que milhares de pessoas da África e do Oriente Médio tentam chegar à Europa. No Twitter, muitos dos comentários sobre o caso passaram a ser marcados com a hashtag #KiyiyaVuranInsanlik (humanidade levada com as águas)
O menino morto apareceu depois que duas embarcações com imigrantes naufragaram na costa turca. Pelo menos nove migrantes sírios morreram, segundo a agência AFP -- outros veículos já citam 12. As duas embarcações haviam partido de Bodrum e tentavam chegar à ilha grega de Kos, anunciaram as autoridades locais.
O primeiro barco, que transportava 16 pessoas a bordo, afundou em águas internacionais, segundo uma fonte da Guarda Costeira turca que pediu anonimato.
Ao ouvir os gritos dos náufragos, os agentes turcos atuaram rapidamente e conseguiram salvar três pessoas, mas também retiraram sete corpos da água. Outros seis passageiros ficaram desaparecidos.
No segundo barco estavam seis sírios que também tinham Kos como destino, mas a embarcação afundou perto de Bodrum. Duas pessoas foram resgatadas, duas morreram e outras duas estavam desaparecidas.
Há vários meses, pessoas procedentes da Síria, Afeganistão ou África tentam cruzar o mar Egeu para chegar às ilhas gregas, uma porta de entrada para a União Europeia (UE).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!