sábado, agosto 22, 2015

Coincidência no número do PIS deixa morador do Paraná sem benefício

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O morador de Palmas, na região sul do Paraná, João Batista da Silva, 43 anos, teve uma surpresa desagradável quando tentou pedir o seguro-desemprego. Ele foi
informado que já estava aposentado por invalidez e, por isso, não poderia receber outro benefício.
A confusão ocorreu porque um morador de Jucurutu, no Rio Grande do Norte, tem o mesmo nome do paranaense. As coincidências não param por aí. O homônimo nasceu no mesmo dia que o paranaense. Além disso, o nome das mães dos xarás são parecidos: a mãe do paranaense se chama Maria do Carmo Freitas da Silva e a do nordestino é chamada de Maria do Carmo da Silva.
Mas, o que impediu o João paranaense de pedir o seguro-desemprego é o número do Programa de Integração Social (PIS), que é idêntico ao do homônimo que está aposentado por invalidez desde 2005 no Rio Grande do Norte. Apenas os números de RG e CPF dos xarás são diferentes.
“Disseram que eu já estava aposentado e não tinha direito ao seguro-desemprego”, disse Silva ao fazer o pedido na Agência do Trabalhador de Palmas, em maio de 2015. Em seguida, ele procurou a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Paranaense procurou a Polícia Civil
Na agência, o atendente apenas confirmou que Silva já estava aposentado. Para evitar mais problemas, o morador de Palmas registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
O morador de Palmas teme que o dinheiro descontado pelo INSS, enquanto contribuiu com a Previdência Social, tenha sido encaminhado para a conta do aposentado.
O delegado Getúlio de Moraes Vargas encaminhou o caso à Polícia Federal (PF), pois suspeita que o erro seja da Previdência Social. “Essa outra pessoa que está aposentada, acredito, tudo leva a crer que não tenha nenhuma culpa, ou seja, não ludibriou a Previdência Social porque seus dados são divergentes, então só pode ter ocorrido um erro dentro da Previdência Social”, aponta.
O INSS afirmou que a confusão pode ser desfeita alterando os dois cadastros. Para isso, é preciso ligar para o 135. Ainda segundo o INSS, o processo é simples e gratuito.
Mas, para o desempregado que ainda não conseguiu obter o seguro, a falha trouxe transtornos. “É meio complicado porque tem que trabalhar um pouquinho aqui e um pouquinho lá para poder sustentar a família”, diz.

Fonte: G1

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