segunda-feira, julho 13, 2015

Trabalhadores relatam dificuldade em agendar serviços no Ministério do Trabalho

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Trabalhadores reclamam de dificuldades em agendar, através do site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), data para emissão da carteira de trabalho na Gerência
do Trabalho de Mossoró. Desde fevereiro deste ano os atendimentos são feitos mediante agendamento online no portal www.saaweb.mte.gov.br. Contudo, a falta de informação sobre o sistema e a alta procura pelos serviços dificultam o acesso.

"Estou tentando agendar a emissão da segunda via da minha carteira de trabalho desde o começo desta semana, mas, quando abro o calendário não tem nenhuma data disponível. Liguei para a Gerência de Mossoró e me disseram para tentar à meia-noite, quando o sistema abre. Isso é um absurdo", disse a empregada doméstica Francisca Cardoso.

O titular da Gerência do Trabalho de Mossoró, Francisco dos Santos, explica que o Sistema de Atendimento Agendado (SAA) trabalha com base no período de um mês, liberando os agendamentos um dia de cada vez. Ao todo, são 20 fichas de atendimento para o horário das 8h20 às 12h. No entanto, devido à alta demanda, as fichas de atendimento esgotam rapidamente.

"Hoje, no Estado, são três municípios que fazem a emissão de carteira de trabalho: Natal, Mossoró e Assú. A demanda é tão grande que já estamos com atendimentos marcados até o dia 7 de agosto", conta.

Além da emissão da carteira de trabalho, a entrada no seguro desemprego e o plantão fiscal do MTE são feitos mediante pré-agendamento online. Francisco dos Santos Costa explica que, como o SAA trabalha com ciclo de 30 dias, os agendamentos para o próximo dia disponível,10 de agosto, só poderão ser marcados horários a partir de hoje. Aqueles que precisam da carteira de trabalho com urgência podem procurar a sede da Gerência, na Rua Antônio Gomes, nº06, centro da cidade, portando declaração afirmando necessidade para que o atendimento possa ser feito sem prévio agendamento. A declaração deve ser emitida pelo respectivo órgão que solicitou o documento ao trabalhador, como empresas ou programas sociais, por exemplo.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!