quarta-feira, julho 01, 2015

PF registra novo caso de venda de dólares falsos pelo BB, no Recife

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Polícia Federal (PF) registrou mais um caso de venda de cédulas falsas de dólar, no Recife, nesta quarta-feira (1º). O administrador de empresas Marcos Antônio Freire
de Lyra, que comprou US$ 1.400 na agência central do Banco do Brasil, no Bairro do Recife, descobriu que as notas não eram autênticas quando estava viajando pela Argentina. Ele prestou depoimento na superintendência da PF, no Recife Antigo. Também nesta quarta (1º), o Banco do Brasil, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que vai recorrer da medida aplicada pelo governo do estado que suspende a venda de moeda estrangeira nas agências pernambucanas.

Marcos Antônio Freire de Lyra comprou dólares falsos no Banco do Brasil (Foto: Camila Torres / TV Globo)Marcos Antônio Freire de Lyra comprou dólares
falsos no Banco do Brasil
(Foto: Camila Torres / TV Globo)
Marcos Antônio foi à Argentina no dia 20 de junho e retornou ao Brasil no domingo (28). Ele contou que não comprou mais nada com o dinheiro depois de ter sido alertado, por um lojista da Rua Florida, uma das mais famosas do comércio de Buenos Aires, sobre a falsificação das cédulas. O administrador de empresas afirmou também que pensou que estivesse sendo enganado pelos comerciantes portenhos. Somente quando retornou ao Brasil, soube que estava havendo o problema de venda de dólares falsos pelo Banco do Brasil. Marcos Antônio ainda disse que nunca imaginaria comprar nota falsa dentro de um banco do qual é cliente há vários anos. Do valor que foi comprado, ele apresentou US$ 497 na sede da PF. A Polícia Federal só vai se pronunciar detalhadamente sobre o novo caso após a conclusão do depoimento.
Câmbio suspenso
Nesta quarta (1º), o Banco do Brasil em Pernambuco está cumprindo a decisão cautelar administrativa do Procon, e os serviços de câmbio estão suspensos. A reportagem tentou realizar a operação nas agências central (na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife) e do Aeroporto. Nos dois locais, recebeu a informação de que o banco não está realizando a venda de moedas estrangeiras devido à medida.
Também nesta quarta-feira, o Procon realizou fiscalização em agências do Banco do Brasil. "Verificamos in loco o documento enviado, através de correio eletrônico, pela agência central às demais que fazem operação de moeda estrangeira, determinando a suspensão da venda. E vamos continuar acompanhando, fazendo vistorias nas agências durante os 30 dias de validade da determinação", afirmou o fiscal Daniel Bezerra.
Até a última segunda (29), o Banco do Brasil confirmou a venda de cédulas falsificadas a seis clientes no Recife e disse que outros 13 casos estão sob investigação. Após o governo anunciar a suspensão do serviço de câmbio, o Banco do Brasil divulgou nota informando que tinha tomado conhecimento da decisão administrativa cautelar do Procon-PE "com surpresa".
A instituição esclareceu ainda que tomou as medidas de segurança necessárias, como isolamento de todo o lote de cédulas que originou as ocorrências, e que não há risco para os demais clientes que realizaram ou venham a realizar operações de câmbio no Recife ou em qualquer outra agência em Pernambuco ou no país. O Banco finaliza a nota dizendo que "lamenta a notificação recebida, sem qualquer pedido prévio de esclarecimento, e reafirma que atua há mais de 30 anos no mercado de câmbio, e é líder no segmento".
O que diz o Banco Central
Em nota enviada ao G1 através de sua assessoria de imprensa, na noite de terça (30), o Banco Central (BC) informou que "ainda não foi notificado da decisão do Procon-PE, conforme prevê a legislação em vigor. Assim que receber essa notificação, o Banco Central, na condição de regulador privativo do sistema financeiro, inclusive no que tange a operações de câmbio, adotará as ações julgadas necessárias".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!