quinta-feira, março 26, 2015

Saiba quem era o copiloto do avião que caiu na França

O copiloto Andreas Lubitz (Foto: Reprodução)O copiloto do avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses, que, segundo a Promotoria da França, parece ter derrubado a aeronave deliberadamente, era alemão e tinha
28 anos de idade.

Página de Andreas Lubitz, o copiloto do voo 4U9525 da Germanwings, em rede social (Foto: Reuters)Página de Andreas Lubitz em rede
social (Foto: Reuters)
Andreas Gunter Lubitz se tornou copiloto da Lufthansa em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a companhia à AFP.
Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, disse em entrevista coletiva que Lubitz começou seu treinamento em 2008 e foi comissário de bordo enquanto não podia pilotar. Disse ainda que ele estava "100% apto para voar, sem restrições", e passou em todos os exames médicos e de pilotagem.
O copiloto era natural de Montabaur, na região de Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele vivia com os pais na cidade e também tinha uma moradia em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal "El País".
A publicação espanhola afirmou ainda que o perfil de Lubitz no Facebook foi apagado (veja acima uma captura de tela da página).
Perfil psicológico
Durante entrevista coletiva, o promotor de Marselha Brice Robin afirmou que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto. Ele reiterou que Lubitz não estava em listas de suspeitos de terrorismo.
Segundo o jornal inglês "The Guardian", Lubitz era descrito por vizinhos como uma pessoa amigável e que perseguia seus sonhos "com vigor".
Na cidade de Montabaur, um conhecido do copiloto disse à “Associated Press” que ele não mostrava sinais de depressão quando o viu no último outono, enquanto ele renovava sua licença para pilotar planadores em um clube local.
“Ele estava feliz por ter o emprego na Germanwings e estava indo bem”, disse um membro do clube, Peter Ruecker. Ele descreveu Lubitz como um homem “um pouco reservado”, mas "muito amigável".
O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou na entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que um dos tripulantes deixou a cabine e que o copiloto se recusou a reabrir a porta para a volta do piloto. Disse ainda que Lubitz estava vivo e respirando até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.
Ele também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo Robin.

Policiais protegem a casa de Andreas Lubitz em Monatbaur, na Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)Policiais protegem a casa de Andreas Lubitz em Monatbaur, na Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)

Clubes de voo
O clube de voo LSC Westerwald, na Alemanha, do qual Andreas era membro, postou em seu site uma nota sobre o copiloto.

Placa na casa de Andreas Lubitz, copiloto do avião da Germanwings, na cidade de Montabaur, na Alemanha (Foto: Michael Probst/AP)Placa na casa de Andreas Lubitz
(Foto: Michael Probst/AP)
“Quando jovem, Andreas se tornou membro do clube, ele queria realizar seu sonho de voar. Ele começou como aprendiz em planadores e conseguiu se tornar piloto do Airbus A320. Ele foi bem-sucedido em alcançar seu sonho, um sonho com o qual ele pagou com a vida", afirma o texto.
Lubitz também foi certificado pela Associação de Aviação Federal dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para uma categoria não comercial de pilotos. A inclusão do piloto alemão na base de dados de pilotos certificados foi notícia em um portal jornalístico da área de aviação comercial em setembro de 2013.
Segundo o banco de dados da FAA, Andreas Gunter Lubitz recebeu uma licença da associação como piloto em treinamento ("student pilot") em 2010, e uma certificação de “piloto particular” em 6 de janeiro de 2012.

Associação americana de aviação emitiu certificado para Andreas Lubitz em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/FAA)Associação americana de aviação emitiu certificado para Andreas Lubitz em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/FAA)

O site também especifica que o certificado de Lubitz nos Estados Unidos é válido apenas para aeronaves com um só motor ou planadoras, e quando acompanhado de sua licença para voar emitida pela Alemanha.

Fonte: G1

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