quinta-feira, março 12, 2015

Em rede, Arouca rebate torcedor que o chamou de "preto safado"

Print Facebook Arouca (Foto: Facebook)O volante Arouca, do Palmeiras, usou o Facebook, na tarde desta quinta-feira, para responder ao torcedor santista que o chamou de "preto safado" no Twitter, após a
derrota do Verdão para o Santos por 2 a 1, na noite de quarta-feira, na Vila.

Print Facebook Arouca (Foto: Facebook)Arouca reproduziu o print da injúria que sofreu no Twitter e fez um texto a respeito do assunto (Foto: Facebook)

Um usuário cadastrado no Twitter com nome Mallone Morais, e que usa uma camisa do Santos na foto que ilustra seu perfil, aproveitou uma postagem antiga de Arouca para escrever: "Chupa preto safado, fica nesse time ai de segunda!".
A mensagem causou indignação entre os palmeirenses, que passaram a condenar a atitude e criticar a postura do agressor.
No Facebook, Arouca lembrou da tristeza de ter sofrido nova injúria racial na semana em que se completa um ano do caso vivido em Mogi Mirim, quando ainda defendia o Santos.
– Suei muito e sacrifiquei muita coisa pra construir a minha carreira e o meu nome. Não vou dar cartaz pra quem quer aparecer em cima disso e dessa forma, apesar de esse sujeito já ter tido seus 15 minutos de "fama". O melhor é não dar espaço. Por isso, deixo claro que esse será meu primeiro e único pronunciamento a respeito desse assunto – escreveu Arouca.
Confira o desabafo de Arouca na íntegra:
Meus pais sempre me ensinaram a tratar as pessoas com respeito e com humildade. Fico triste e decepcionado por algumas pessoas não terem isso em casa. O preconceito é um mal silencioso, que visa afetar as pessoas, que mostra sua cara de maneira covarde (quando essa cara é mostrada)... independente de qual for: raça, religião, sexo, enfim. Não é à toa que vemos, cada vez mais, casos de depressão e de insegurança entre pessoas que sofrem com isso.

Sinto muito por ter de fazer isso - exatamente na semana que se completou um ano daquele episódio em Mogi, quando eu ainda vestia a camisa que esse garoto veste em sua foto de perfil - mas estou postando aqui para mostrar a vocês a cara de quem pratica esse tipo de ato e, ao mesmo tempo, dizer que essa atitude não me afeta. Só me dá a certeza de que tive uma boa criação e educação em casa.

Suei muito e sacrifiquei muita coisa pra construir a minha carreira e o meu nome. Não vou dar cartaz pra quem quer aparecer em cima disso e dessa forma, apesar de esse sujeito já ter tido seus 15 minutos de "fama". O melhor é não dar espaço. Por isso, deixo claro que esse será meu primeiro e único pronunciamento a respeito desse assunto.
Indignação
Após a ofensa feita pelo usuário que se identifica como Mallone Morais no Twitter, um palmeirense chegou até a enviar mensagem ao perfil oficial do Ministério Público de São Paulo, que respondeu solicitando mais informações do usuário para que pudesse encaminhar a denúncia à Ouvidoria do MP.
Depois da partida, ainda no gramado da Vila Belmiro, Arouca chegou a falar sobre a manifestação dos santistas e minimizou a perseguição sofrida das arquibancadas.

– Eu não estou aqui para ficar preocupado com isso (vaias) e sim em fazer que o Palmeiras saísse com a vitória. Não foi possível, lutamos até o final – afirmou o atleta, quando se dirigia ao vestiário do estádio.

arouca twitter racismo denuncia (Foto: Reprodução)Usuário da rede encaminhou a postagem com a ofensa ao perfil do Ministério Público paulista (Foto: Reprodução)

Não foi a primeira vez que Arouca sofreu esse tipo de injúria. No ano passado, quando ainda defendia o Santos, em uma partida contra o Mogi Mirim, no interior, pelo Campeonato Paulista, o volante foi chamado de "macaco" por um torcedor rival.
O clube de Mogi foi denunciado ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) que, em primeira decisão, aplicou uma multa de R$ 50 mil – valor que caiu pela metade após recurso.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!