sábado, fevereiro 14, 2015

Governador do RS nomeia sua mulher para secretaria

Resultado de imagem para Governador do RS nomeia sua mulher para secretariaO governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), concedeu status de secretária de Estado à primeira-dama, Maria Helena, em uma manobra que favorece a sua
base de apoio na Assembleia Legislativa.

Maria Helena, 62, concorreu a deputada estadual em 2014 e acabou na segunda suplência da coalizão. Ela deveria assumir a vaga na Casa porque o primeiro suplente de sua coligação e um dos deputados eleitos já tinham sido nomeados secretários.

Pelas regras, a única justificativa para não assumir o cargo seria uma licença para se tornar secretária de Estado. Sartori, então, criou na quinta-feira (12) o cargo de "Secretária de Estado Extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais".

Com a saída da primeira-dama, assume uma vaga no Legislativo o veterano peemedebista Ibsen Pinheiro, um dos nomes mais conhecidos do partido no Estado. Terceiro suplente, ele foi um dos estrategistas da vitoriosa campanha eleitoral de 2014 e integrou a equipe de transição.

Ao se licenciar, Maria Helena disse que entende que não poderia exercer simultaneamente as funções de deputada e de primeira-dama. Também afirmou que vai abrir mão de 50% do salário de secretária de Estado. "Não vou ter como dizer em que momento estarei sendo secretária e em que momento estou sendo primeira-dama", justificou, na Assembleia.

O Estado já possui outra secretaria que trata de projetos na área –a de Trabalho e Desenvolvimento Social.

CORTE DE PASTAS

Antes mesmo de assumir o governo, Sartori decidiu cortar uma série de pastas mantidas pelo antecessor, Tarso Genro (PT), como uma forma de poupar gastos. A extinção da Secretaria de Políticas Para Mulheres provocou protestos na sua posse, em janeiro.

De acordo com o PMDB, Sartori tomou a iniciativa de criar o cargo de secretária extraordinária para evitar que parecesse que ele estava beneficiando sua mulher ao convocar deputados eleitos para o secretariado.

A primeira-dama já tinha exercido dois mandatos na Assembleia Legislativa. No Gabinete de Políticas Sociais, ela afirma que vai trabalhar em ações contra a violência escolar e pela prevenção de acidentes nas escolas.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!