sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Carnaval 2015: Foliões itauenses divergiram na hora de brincar o carnaval

Em meio a uma crise financeira vivenciada pelos municípios o Carnaval Fantástico de Itaú, que no ano passado (2014) a Prefeitura fez o resgate; nesse ano de 2015 não
foi possível a realização do mesmo, em virtude do município de Itaú-RN está incluído no decreto de emergência devido a seca, fazendo com que o Ministério Público ficasse alerta para os municípios nessa situação.

Em contato com o Prefeito Municipal Ciro Bezerra o mesmo lamentou à não realização da festa momesca, justificando que a situação financeira do município impediu o gasto público com o carnaval, entre eles, a seca, pois seria injusto tirar dinheiro para aplicar na tentativa de amenizar os efeitos da seca para o carnaval, disse Ciro.

Entretanto, em Itaú o carnaval não ficou sem realização, o Vereador Jailson Brito juntamente com amigos e autoridades proporcionou 4 noites, de sabão à terça-feira (14-17). Mas no município pudemos perceber que em 2015 após a divulgação do cancelamento do carnaval Fantástico, os foliões já se preparam para curtir a festa em outras localidades.




Uma das opções vista por esses foliões foi curtir as praias, estivemos em Tibau-RN na segunda-feira de carnaval, e comprovamos isso ao nos depararmos com vários itauenses, que passaram o carnaval inteiro ao som das ondas do mar, claro e muito frevo também.

As famílias Donato, Brasil, Filgueira, Maia, Fernandes, Cavalcante, Pinheiro, Monteiro em fim a cidade de Tibau foi tomada por muitos foliões itauenses, que segundo eles todos os anos realizam a façanha; as famílias se reúnem e contribuem para proporcionar o carnaval a beira mar.

Itaú também é um cidade composta por vários blocos carnavalescos que visitam as cidades circunvizinhas como: Apodi, Alexandria, Caicó, Ria da Cruz, Taboleiro Grande, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Macau entre outros e no estado da Paraíba as cidade Cajazeiras e Catolé do Rocha.

Organizados os blocos fazem a maior festa durante os quatro ou até cindo ou seis dias de festa sem parar.

Os que decidiram ficar na cidade, puderam curtir o carnaval no clube ACRI ou fazendo a diversão acontecer em suas casas, como a turma do Sítio Jerusalém que se reuniram e fizeram o seu carnaval na noite de domingo com uma carreata pelas ruas de Itaú, parando em frente a bar do espetinho em seguida “invadiram” a residência o chefe d e gabinete, Wilson Melo, encerrando os festejos na fazenda de Dr. Janedson Gurgel.




As perspectivas para 2016 para o prefeito Ciro Bezerra é que se estiver um bom inverno e a economia o Brasil melhorar, com certeza haverá recursos para a realização de todas as festas culturais inclusive o carnaval.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!