segunda-feira, dezembro 29, 2014

Número de casos de ebola ultrapassa 20 mil na África Ocidental, diz OMS

Profissionais britânicos transferem um paciente com ebola em Freetown, na Libéria, em foto de 22 de dezembro (Foto: Reuters/Baz Ratner)O número de pessoas infectadas por ebola nos três países mais afetados pela epidemia já passou de 20 mil, com mais de 7.842 mortes até o momento. A
informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (29).
O número total de casos em Serra Leoa, Libéria e Guiné chegou a 20.081, de acordo com uma declaração da OMS. Mais de um terço são casos confirmados em Serra Leoa, que se tornou o país mais severamente afetado pela epidemia até o momento.
EUA autoriza uso de novo teste
Nesta segunda-feira (29), o grupo farmacêutico suíço Roche obteve uma autorização de emergência do governo americano para o uso de um novo teste de detecção do vírus ebola, segundo um comunicado divulgado pela multinacional.
Intitulado "LightMix Ebola Zaire test", o teste pretende detectar a presença do vírus nas amostras de sangue em até três horas. "Este teste de diagnóstico molecular é fácil de utilizar e permite fornecer uma ajuda às equipes de saúde para detectar rapidamente a presença do vírus e começar o quanto antes o tratamento", afirma em um comunicado Roland Diggelmann, diretor de exploração da divisão diagnóstico da Roche.
Atualmente, há 12 laboratórios móveis situados em Guiné, Serra Leoa e Libéria que realizam os testes de detecção. Mas, atualmente, os procedimentos são complicados, longos e caros (custam 100 dólares).
A OMS deseja que os novos testes sejam mais baratos e possam ser realizados com amostras de sangue obtido com um simples furo no dedo, fornecendo os resultados em menos de 30 minutos com um equipamento simples.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!