sexta-feira, dezembro 05, 2014

Ipem aponta irregularidades em balanças usadas no aeroporto do RN

Consórcio Inframérica recebeu dois autos de infração por balanças usadas no aeroporto de São Gonçalo do Amarante (Foto: Divulgação/Ipem-RN)O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) identificou irregularidades em balanças utilizadas nos guichês de check-in do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante em Natal. Dos 42 instrumentos vistoriados em
operação realizada nesta sexta-feira (5), seis apresentaram irregularidades.

Das balanças irregulares, quatro apontavam peso menor que o real e duas mostraram valor maior que o peso real do produto. “O objetivo é garantir que nenhum consumidor seja lesado na pesagem de seus pertences, o que pode resultar em cobranças de excessos de bagagem que não existem”, explica o diretor do Ipem-RN, André Gomes.

A coordenadora operacional do órgão, Rosângela Ramalho, reforça que a fiscalização é obrigatória e periódica. Após a verificação, os instrumentos recebem um selo e lacre de segurança do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Balanças devem ser verificadas ao menos uma vez ao ano e o selo vai indicar a data de validade dessa verificação. Já o lacre garante que o equipamento não foi alterado”, conta a coordenadora.

O consórcio Inframérica, responsável pela manutenção e monitoramento das balanças, recebeu um auto de infração pelas duas balanças que geravam prejuízos aos passageiros. Com relação aos outros quatro instrumentos, a empresa recebeu apenas uma notificação para corrigir as falhas das mesmas, já que não incorrem em faltas contra o consumidor.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!