segunda-feira, outubro 27, 2014

'Vamos dialogar', diz Robinson sobre minoria na Assembleia do RN

Robinson Faria foi eleito governador do Rio Grande do Norte neste domingo (Foto: Fred Carvalho/G1)O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), diz que está "aberto ao diálogo" com todos os deputados estaduais. Dos 24 parlamentares eleitos no estado
para a legislatura 2015-2018, apenas seis são da base aliada de Robinson. "Eu vou dialogar com todos, independente de partido", afirmou em entrevista ao G1 concedida na manhã desta segunda-feira (27) na casa dele.
Robinson acredita que tem uma condição favorável na Assembleia Legislativa porque foi parlamentar por 24 anos, conhece o funcionamento da Casa e mantém um bom relacionamento com os eleitos. "Eu não tenho inimigos. Tive adversários circunstanciais, alguns mais radicais, outros menos, mas esta é uma nova composição da assembleia e nada impede que tenhamos apoio de mais deputados", disse.
Ele ressaltou que não buscou aproximação com nenhum deputado durante o segundo turno, mas disse que alguns parlamentares já sinalizaram com a possibilidade de apoio.
Transição
Acabada a comemoração da vitória é hora de pensar na transição do governo. Apesar de ser o atual vice-governador do estado, Robinson Faria está fora do governo desde 2011. Em entrevista ao G1 ele afirmou que ainda não tem nomes para a equipe de transição e que a partir desta segunda-feira (27) começa essa composição. "Eu não pensei antes porque eu sou muito centrado, jamais eu iria planejar qualquer ação confiando numa vitória que ainda iria passar pelo julgamento do povo. A partir de hoje é que eu realmente vou parar pra pensar e discutir com as pessoas, conversar com os aliados, com o PT, com meu vice, e preparar os nomes que poderão compor essa equipe de transição", disse.
PT
A presença do Partido dos Trabalhadores (PT) no governo, aliás, tem sido citada por Robinson Faria mesmo antes da eleição. Neste domingo (26), antes de votar, ele afirmou que "só chegou até ali graças ao PT e que o partidp faria parte do governo do início ao fim". Durante entrevista coletiva concedida logo após a vitória, Robinson voltou a agradecer a participação de mebros do PT e da militância do partido na campanha. A senadora eleita Fátima Bezerra chegou ao prédio de Robinson no meio da entrevista e foi recebida por ele com um forte abraço. "Chegou minha madrinha", disse Robinson na ocasião.
Rosalba
Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, Robinson Faria obteve 71,66% dos votos válidos o que corresponde a 79.619. Ele afirmou que não teve o apoio de Rosalba no primeiro turno e que em nenhum momento da campanha os dois conversaram. "Mas, no segundo turno, de forma espontânea, ela decidiu apoiar a minha candidatura. Reconheço que boa parte da expressiva votação que obtive em Mossoró se deveu a esse apoio. Mesmo assim, não há nenhuma conversa acertada entre as duas partes".
Equipe técnica
Durante a entrevista ao G1 nesta segunda-feira (27), Robinson voltou a afirmar que irá compor uma equipe técnica para auxiliá-lo no governo. "Eu entendo que só salvaremos o RN com um governo técnico, descomprometido com grupos políticos", disse. Segundo ele,  poderão ser nomeados para o primeiro escalão pessoas com indicação política, mas somente aliada à qualificção técnica. "Não é porque uma pessoa está filiada a um partido que não poderá participar do governo. Isso seria muito radical. Mas a natureza da pessoa, o perfil será essencialmente técnico.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!