domingo, outubro 19, 2014

Polícia encontra restos mortais que podem ser de universitária nos EUA

Hannah Elizabeth Graham em foto não datada, cedida pela polícia de Charlottesvile, Virginia (Foto: AP Photo/Charlottesville, Va., Police Department, File)Voluntários encontraram restos humanos no sábado (18) que podem pertencer a Hannah Graham, a estudante da Universidade da Virginia desaparecida desde 13 de setembro, de
acordo com a polícia.

Testes adicionais são necessários para confirmar se os restos pertencem à estudante, mas os pais dela foram notificados das descobertas preliminares, disse o chefe da polícia de Charlottesville, Timothy Longo, em uma coletiva de imprensa.

O Departamento de Polícia do Condado de Albemarle também disse que uma busca voluntária planejada para este domingo foi cancelada, para que o efetivo policial possa focar sua atenção em novas provas.
Longo disse que uma equipe de busca do departamento do xerife do condado de Chesterfield encontrou os restos mortais em uma propriedade abandonada ao sudeste do condado de Albemarle – a mesma região onde a polícia encontrou o corpo de Morgan Harrington, estudante de 20 anos da faculdade Virginia Tech, três meses após seu desaparecimento, em 2009.

No mês passado, após prender um suspeito pelo desaparecimento de Graham, a polícia disse que encontrou um “elo forense” entre os dois casos.

Centenas de voluntários estiveram procurando por Graham, de 18 anos, nas semanas depois de seu desaparecimento.

“Incontáveis horas, centenas de horas, têm sido gastas por literalmente centenas de policiais e voluntários civis em um esforço para encontrar Hannah”, disse Long. “Achamos que talvez hoje elas tenham provado seu valor”.

Jesse Leroy Matthew Jr., de 32 anos, foi acusado de sequestrar Graham com a intenção de deflora-la. Uma audiência preliminar está marcada para 4 de dezembro. Enquanto isso, Matthew está sendo mantido na prisão regional de Albemarle-Charlottesville.

A polícia do condado de Albemarle está agora assumindo a investigação. O chefe de polícia do condado, Steve sellers, disse que qualquer um que tenha visto atividades suspeitas naquela região ou que tenha visto alguém parecido com Matthew no local após o desaparecimento de Graham deve entrar em contato com a polícia.

“A descoberta de hoje é uma evolução significativa e temos uma grande quantia de trabalho pela frente”, disse Sellers. “Não podemos e não iremos tirar qualquer conclusão precipitada sobre a descoberta de hoje, então peço paciência ao público enquanto avançamos e continuamos o que é agora uma nova investigação de homicídio em andamento”.

Policiais bloquearam na tarde de sábado a estrada que dá acesso ao local onde os restos foram encontrados.

Jesse Leroy Matthew Jr em foto da polícia após ser preso (Foto: Galveston County Sheriff/AP)Jesse Leroy Matthew Jr em foto da polícia, após
ser preso (Foto: Galveston County Sheriff/AP)
Vídeos de câmeras de segurança registraram parte do que Graham fez na noite em que desapareceu. Autoridades dizem que ela encontrou amigos em um restaurante para jantar em 12 de setembro, antes de passar por duas festas em casas fora do campus. Ela deixou a segunda festa sozinha e depois enviou uma mensagem de texto a um amigo dizendo que estava perdida, disseram as autoridades.

Ela pode ser vista cambaleando e às vezes correndo, passando por um bar e uma estação de serviços, e então por um calçadão para pedestres de sete quarteirões onde fica o Tempo Restaurant.

O dono do restaurante, Brice Cunningham, disse que Graham parecia estar debilitada quando foi embora com Matthew. A polícia diz não ter razões para acreditar que ela e Matthew já se conheciam antes desse encontro.

Matthew, um operador técnico no hospital da universidade e também taxista, havia estado bebendo no bar mais cedo naquela noite, antes de encontrar Graham, segundo Cunningham.

Uma semana após Graham desaparecer, Longo descreveu publicamente Matthew em detalhes, sem mencionar seu nome, dizendo que os investigadores queriam conversar com aquela pessoa e que tinham feito uma busca em seu apartamento por que ele era a última pessoa a tê-la visto.

Matthew compareceu a uma delegacia, pediu um advogado e então fugiu, segundo relato da polícia. Sua saída rendeu um mandado por “direção imprudente”, uma acusação que Longo citou ao revelar o nome do suspeito e pedir informações a qualquer um que tivesse visto o homem com Graham na noite em que ela desapareceu.

Matthew foi preso alguns dias depois em Galveston, no Texas.

Enquanto Matthew era um fugitivo no Texas, a polícia da Virginia acrescentou a acusação de sequestro com intenção de deflorar, um crime violento que sob as leis do estado obriga os suspeitos a se submeterem a testes de DNA.

Pouco depois, a polícia da Virginia anunciou um “elo forense” com o assassinato de Harrington. Aquele caso, por sua vez, foi ligado por evidências de DNA em 2012 ao estupro de uma mulher em Fairfax, Virginia, que sobreviveu após um transeunte afugentar seu agressor, disse o FBI.

Após a prisão de Matthew, a Universidade Christopher Newport emitiu um comunicado informando que ele havia sido citado em um arquivo policial envolvendo um ataque sexual em 7 de setembro de 2003 no campus de Newport News. Matthew foi um aluno do local entre janeiro e 15 de outubro de 2003.

Matthew havia se transferido para aquela universidade após três anos na Universidade Liberty, onde também integrou por um curto período o time de futebol.

Quando estava na Liberty, ele foi acusado de estuprar uma aluna no campus. A acusação foi retirada quando a vítima desistiu de prosseguir com o processo, disse o promotor Michael Doucette.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!