quarta-feira, agosto 27, 2014

Samu paralisa atendimento por falta de macas de transferência no HRTM

Ambulâncias ficaram paradas porque as macas dos veículos estavam sendo usadas no HospitalO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mossoró sofreu parada na tarde de ontem devido à insuficiência de macas de transferência do Hospital Regional
Tarcísio Maia (HRTM). As ambulâncias do Samu tiveram de ficar estacionadas em frente ao Hospital, sem atender a chamadas porque todos os leitos e macas estavam ocupados por pacientes na Unidade.
"As cinco ambulâncias ficaram paradas porque tanto as macas dos veículos quanto as macas reservas do Samu estavam sendo usadas aqui no Hospital. Nós só conseguimos voltar ao atendimento de urgência porque alguns pacientes faleceram e as macas foram liberadas, mas seguimos sem contar com equipamento reserva", disse o socorrista do Samu, Fábio Pereira Marques.
De acordo com a assessoria de comunicação do HRTM, o hospital tem 20 macas para transferência de pacientes das ambulâncias para o atendimento e ainda para suprir aumento na demanda de leitos. Contudo, a superlotação ontem fez com que fosse necessário usar também as macas do Samu.
O HRTM é o único que presta atendimento de alta complexidade na região Oeste do Rio Grande do Norte e vem passando por problemas como a falta de médicos anestesiologistas em plantões desde o último dia 15. Para que os serviços eletivos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser retomados, os médicos pedem o pagamento em atraso desde o mês de maio deste ano, além da assinatura de contrato entre a Prefeitura e a Cooperativa dos Anestesiologistas de Mossoró, vencido no dia 15 de agosto.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!