sábado, agosto 23, 2014

Mossoró: 60 casos de tuberculose

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Mossoró tem atualmente 60 casos de tuberculose, de acordo com a Vigilância Sanitária, segundo a qual o número não significa situação endêmica, mas coloca o Município
em situação de alerta. Para a entidade, deve-se intensificar o trabalho preventivo e de combate à doença.
Para levar à frente esse serviço, técnicos da vigilância iniciaram uma visita as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atualização de informações sobre a doença e para conter o avanço da tuberculose na cidade.
O cronograma de visitas está sendo agendado pela coordenação do Programa de Combate à Tuberculose e a expectativa é que todo o treinamento seja concluído em no máximo 30 dias.
“Ao invés de convidar os profissionais para um treinamento, onde falta muita gente, vamos até as unidades onde existem casos confirmados da doença para fazer a atualização com todos os profissionais da saúde. Dessa forma, esperamos que o trabalho seja mais efetivo e eficaz”, destacou Allany Medeiros, da Vigilância Sanitária.
Ela explica que, durante o treinamento, os profissionais receberão todos os enfoques relacionados à doença, desde a busca ativa, até o tratamento, que é 100% eficaz se não houver abandono.
“A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono é importante que o paciente seja acompanhado por equipes de saúde e visitadores devidamente preparados”, destacou Allany.

A DOENÇA
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Os principais sintomas da doença são: tosse seca ou com secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!