sábado, janeiro 11, 2014

Microempreendedores individuais devem declarar faturamento anual

 Blog Cidade News ItaúAqueles que se formalizaram como Microempreendedor Individual (MEI) até o final do ano passado devem apresentar à Receita Federal a
Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), que informa o faturamento anual do negócio. O prazo para a entrega do documento já começou e segue até 30 de maio, sem a possibilidade de prorrogação. A declaração é gratuita e está disponível no Portal do Empreendedor, no endereço eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br. 
A prestação de contas com o Fisco Federal é importante para que os microempreendedores continuem desfrutando dos benefícios de estar registrado nessa categoria jurídica, que engloba os profissionais que trabalham por conta própria e que faturam até R$ 60 mil por ano. Quem não apresentar a declaração no prazo pagará uma multa de R$ 50 e não poderá emitir os boletos mensais deste ano referente ao pagamento do INSS, ISS e ICMS. 
O Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou uma equipe com analistas para auxiliar os empreendedores que farão a declaração pela primeira vez. Estes empreendedores também podem realizar o procedimento gratuitamente com o auxílio de contadores optantes pelo Simples Nacional. Para isso, basta acessar o Portal do Empreendedor e consultar os escritórios vinculados ao regime no Rio Grande do Norte. 
Na declaração, o empreendedor deve apresentar um relatório com o valor do faturamento da empresa, a receita bruta, registrado até dezembro de 2013 e informar se teve funcionário registrado. Antecipar o envio dessas informações antes do prazo final ajuda a manter as contas em dia, já que o primeiro boleto referente a janeiro com vencimento em 20 de fevereiro só será emitido se o empreendedor tiver feito a sua declaração. Para evitar multas e juros no pagamento dos boletos até maio. Por isso, o ideal é que os empreendedores apresentem a DASN-Simei antes do prazo final.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!