sábado, dezembro 21, 2013

"A cidade está de luto", diz Prefeito do Recife sobre morte de Rossi

O movimento de fãs e personalidades que passaram pelo velório de Reginaldo Rossi realizado neste sábado (21), na Assembleia
Legislativa de Pernambuco, em Recife, foi grande e com repleto de homenagens. Por volta das 15h40, a cerimônia foi encerrada e o corpo do cantor encaminhado para o cemitério Morada da Paz, onde será enterrado às 20 horas.

No início da tarde, o prefeito da cidade, Geraldo Júlio (PSB_PE), chegou ao local acompanhado de sua esposa, Cristina Melo, e o ex-presidente do Sport Club do Recife, o deputado federal (PSL-PE) Luciano Bivar.

Comovido com a perda do artista que é um dos maiores representantes da cultura pernambucana no Brasil, Geraldo declarou: "A cidade está de luto hoje, mas precisamos nos inspirar na alegria de Reginaldo, naquilo que ele nos ensinou em toda a sua carreira, a viver a vida com alegria e intensidade. Ele alegrou a todos. Antes era fã dele e somente no ano passado pude conhecê-lo melhor. Fica a sua marca pelo amor que tinha a cidade e a maneira como a cantava".

Já o vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB-PE) que esteve presente no momento, relembrou o encontro com o amigo em diversos momentos de sua vida, dentre eles a presença de Reginaldo Rossi em suas campanhas para prefeito de Caruaru em 1988 e 1996. "Ele era um grande amigo, foram 25 anos de amizade e encontro muito agradáveis, lembro-me bem dos encontros no São João em Caruaru, onde ele sempre marcava presença", revelou Lyra Neto.

A solenidade, que foi aberta ao público às 8 horas da manhã, teve movimento  tranquilo, porém constante.  São pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais que fazem questão de prestar uma última homenagem ao cantor. O operador de computador Armando Oliveira, não deixou de se despedir de Reginaldo Rossi. "Ele marcou diversos momentos de minha vida, desde a infância até hoje, suas músicas eram canções de amor", falou o operador que tem a música "Maior que Deus", como a mensagem de Rossi que mais lhe emociona.

O homem do povo, esta é a maneira como muitos que pelo velório passaram se referem à Reginaldo Rossi. Essa alegria de viver foi colocada por Dom Fernando Saburido como a maneira de dizer que ele "viveu intensamente a vida, realizado, mostrando que embora tivesse enfrentado muitas dificuldades, sempre teve esperança da vitória", declarou o clérigo que também afirmou que a sensibilidade que o cantor tinha com as questões sociais o tornava uma pessoa bonita e edificante.

A vida de Ivanice da Silva não é a mesma desde os seus 18 anos, idade em que começou a trabalhar para Reginaldo Rossi e sua família. Após mais de duas décadas de convivência diária com os Rossi, Ivanice leva de boas recordações desse tempo as inúmeras vezes que acompanhou de perto a composição de grandes sucessos do Rei do Brega. "Tive a honra de ter o visto compor várias músicas, o vi fazer as duas versões de Garçom na minha frente, muitas vezes ele até pedia para eu cantar para ver a música numa voz feminina", relembrou Ivanice.

"Reginaldo Rossi era meu patrão, amigo, professor e o pai presente que eu não tive", disse a funcionária Do cantor, que viu seus dois filhos nascerem durante o período em que prestava serviços para a família.

Fãs interditam rua no Recife

A Rua da União, localizada atrás da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi o local escolhido pelos fãs de Reginaldo Rossi para fazerem suas homenagens ao Rei do Brega seguindo o estilo do cantor. Ao som dos clássicos do cantor, como "Leviana", "Recife Minha Cidade", "Garçom" e muitas outras, os fãs cantam, dançam e bebem, e devido a grande concentração de pessoas no local, os logradouros Travessa Correia Neto e Rua da União encontram-se interditados desde o final da manhã deste sábado (21).

Dentre os fãs está o fã clube de Reginaldo Rossi da cidade de Caruaru, Shirley Silva, integrante do grupo, era uma das que puxavam o coro: "Viva o Rossi, o novo Rei". Também estavam participando da homenagem o casal José Henrique e Janete Luisa, recifenses apaixonados pelo cantor. "Rossi está vivo entre nós, ele sempre será o nosso Rei", enfatizou o autônomo José Henrique.

Trilha sonorada da partida de Reginaldo Rossi

A despedida de Reginaldo Rossi na manhã deste sábado (21) foi embalada por sucessos do cantor interpretados pela dupla Sirano e Sirino.A dupla aproveitou sua passagem por Pernambuco, devido uma apresentação na cidade de Garanhuns, para se despedir do amigo, mas chegar a Recife desta maneira foi bastante doloroso para os artistas. De acordo com o cantor Sirano, Reginaldo Rossi é um grande amigo da dupla, um companheiro com o qual tiveram o prazer de dividir o palco algumas vezes.

"Reginaldo Rossi cantava de maneira maravilhosa, perdemos um mestre, mas a música era a sua grande alegria", comentou Sirano, que ao lado do caixão do cantor, pegou sua sanfona e cantou músicas como "Pedaço de mau caminho", "Garçom", dentre outras de Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

Cantar ao lado de Reginaldo Rossi, para Sirino, era uma emoção muito grande, segundo ele o cantor falecido ontem trazia sempre "paz, alegria e festa" em todos os encontros. E por não ter como homenagear o amigo sem a música, Sirino juntou-se a Sirano para cantar o que ele acredita ser um verdadeiro exemplo de vida. "Ele é o Nordeste, Pernambuco, Recife e o que o mundo quer, ele é alegria", disse Sirino.

A dupla de forrozeiros se despediu de  Reginaldo Rossi tocando na safona o hino brasileiro e foi aplaudida pelo público presente de pé.Também estive presente no velório durante as primeiras horas de visitação aberta ao público o secretário estadual de saúde, Antônio Figueira.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!