quinta-feira, junho 20, 2013

Anac realiza inspeção no Aeroporto Dix-sept Rosado para verificar itens de segurança

Mércia Matos e Maria Creuza, do DER, descartam possibilidade de fechamento do aeroporto de Mossoró - Luciano LellysUma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está em Mossoró para inspeção nos itens de segurança e características de operações do Aeroporto Dix-sept Rosado. A inspeção foi iniciada ontem e segue até hoje. No entanto, o relatório só deve ser divulgado daqui a 30 dias, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A chefe da Divisão de Terminais e Aeroportos do DER, Mércia Matos, afirma que a inspeção é de rotina e está sendo realizada em todos os aeroportos do Brasil. "A última em Mossoró havia sido realizada em 2011. Esperamos que não tenha muitos itens para melhorias. Até porque o perfil do aeroporto não mudou. Vamos corrigir o que precisar e se adequar a todas às exigências da Anac", esclarece.
A visita da Anac gerou apreensão pela possibilidade de fechamento do aeroporto devido a problemas com a segurança. No entanto, o DER descarta essa possibilidade. "É somente uma inspeção de rotina e não existe essa possibilidade. Vamos corrigir as necessidades apontadas pela equipe e vamos melhorar o que for necessário", destaca Maria Creuza, diretora de Transportes do DER.
A diretora esclarece que os voos noturnos, suspensos pela Anac na semana passada, serão retomados ainda nesta semana. "Estamos em contato com a agência para saber o motivo dessa suspensão, o que não foi relatado na decisão. No entanto, as providências já estão sendo tomadas para a retomada dos voos e acreditamos que até o final desta semana o problema esteja resolvido", explica.
Mércia Matos também afirma que está sendo feita uma consultoria para o aeroporto. "A consultoria irá fazer os planos de segurança, de zoneamento, entre outros. Ao final, nós vamos saber que tipo de aeronave o aeroporto pode receber para facilitar as negociações com as empresas interessadas em operar voos comerciais na cidade. Existem algumas reivindicações dessas empresas e estamos tentando atender", destaca.
O Aeroporto Dix-sept Rosado tem 1.200 metros considerados para pousos e decolagens. A categoria do equipamento é 2C e só comporta pousos de aviões com até 24 metros de envergadura. Atualmente, o aeroporto não pode receber voos noturnos, por determinação da Anac.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!