domingo, novembro 25, 2012

CUIDADO AO FAZER EMPRÉSTIMO AO SEUS AMIGOS


Amigos, amigos, negócios à parte. O ditado é antigo, mas o dilema de separar a amizade das finanças pessoais está sempre no cotidiano de quem administra bem as contas  e, justamente por isso, vive recebendo propostas de solicitações de empréstimos de amigos e parentes. Você não é obrigado a emprestar dinheiro a amigos, principalmente se você não quer e não concorda com este procedimento. Você também não é obrigado a emprestar tudo de que a pessoa precisa, mesmo que você precise dela. Não esqueçam as suas prioridades nem os seus próprios planos, para não precisar adiá-los nem colocá-los em risco, por causa de ninguém. Pergunte de quanto seu amigo precisa e quando pretende pagar, para avaliar com liberdade se fará o empréstimo ou não. 


Se decidir emprestar, faça suas contas para definir de quanto pode realmente dispor e deixe bem claro quando espera que a quantia seja devolvida. Tome nota do valor emprestado, o dia do empréstimo e o dia previsto para o pagamento. Anote também as datas e os valores dos pagamentos parciais e da quitação da dívida. desta forma, evitará qualquer mal-entendido ou esquecimento. Seja discreto e não comente o fato com outras pessoas se não for necessário. Assim você preservará a intimidade e a confiança entre vocês. Se decidir não emprestar o dinheiro, avise logo e sem rodeios. Isso evitará incertezas e tensões que podem interferir na amizade. Não justifique a sua decisão. 


Você não precisa inventar desculpas para não emprestar a quantia. Converse sobre os seus motivos de não conceder a quantia somente se você achar que isso ajudará a fortalecer o vínculo. Avaliados todos os riscos de um empréstimo para um amigo ou familiar, a possibilidade de um provável prejuízo financeiro avançar para a catástrofe emocional também é grande. Não raro amizades se desfazem e parentes se afastam por brigas causadas por acordos financeiros mal sucedidos. "dizer 'não' requer pulso firme e certa frieza na largada, mas ainda em menor dose do que para fazer a cobrança depois." As consultoras e financeiras, recomendam uma conversa às claras, antes de qualquer argumento. 

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!