sábado, setembro 22, 2012

Instituto Perfil tem pesquisa barrada na cidade de Carnaubais por erro em relatório


A decisão do juiz eleitoral Diego de Almeida Cabral em proibir divulgação de pesquisa do Instituto Perfil, com referência à campanha do município de Carnaubais, mostra o quanto a manipulação de números, como forma de influenciar o resultado do processo eleitoral, está sendo usada no Rio Grande do Norte.
O relatório divulgado pelo Instituto Perfil em Carnaubais foi considerado pela Justiça Eleitoral incompatível com o resultado apresentado pela empresa. A pesquisa foi contratada pela coligação "Avança Carnaubais", do candidato a prefeito Dinarte Diniz (DEM), e apontava vantagem de 5,5 pontos percentuais em relação ao atual prefeito e candidato à reeleição, Luizinho Cavalcante (PSB).
O ocorrido em Carnaubais coloca o Instituto Perfil em xeque. Colabora para isso os números de Natal onde o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) lidera todas as pesquisas com percentuais acima de 44%, mas o referido instituto é o único a colocá-lo na casa dos 36%.
E nas eleições deste ano em Mossoró não está sendo diferente. As pesquisas apresentadas pelo Instituto Perfil mostram disparidade nos resultados quando comparados com números revelados por outras empresas, e no mesmo período. Um exemplo foi a última sondagem divulgada nos primeiros dias deste mês.
Enquanto todos os outros institutos divulgaram números com vantagem variando entre 9 e 11 pontos para a candidata Larissa Rosado (PSB), da coligação "Mossoró Feliz", em relação à candidata Cláudia Regina (DEM), da coligação "Força do Povo", o Instituto Perfil divulgou números alertando para um quase possível empate técnico, tendo em vista a abertura de pouco menos de 5 pontos de Larissa Rosado para Cláudia Regina. A contratação do Instituto Perfil para a sondagem em Mossoró partiu de grupos diretamente ligados à coligação "Força do Povo".

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!