terça-feira, setembro 11, 2012

Bandidos aterrorizam o RN e desafiam forças de segurança do Estado

viatura_policial_queimada

A semana foi marcada por ações audaciosas de bandidos no Rio Grande do Norte, onde quadrilhas aterrorizaram a população e desafiaram as forças de segurança do Estado durante investidas em agências bancárias, comércios, Correios. Fizeram arrastões, roubaram carro de prefeitura e, de quebra, mataram dois policiais civis.

As investidas das quadrilhas ocorreram em diversas cidades do RN e colocaram em dúvida a força de segurança do Estado, que parece estar de mãos atadas e nada pode fazer para mudar a situação.
Para se ter uma ideia da ousadia dos bandidos, no mínimo oito cidades foram atacadas pela bandidagem. Na última segunda-feira, duas agências dos Correios, uma no município de Bom Jesus, a 46 quilômetros de Natal, e outra na cidade de Lagoa de Pedra, distante mais de 50 quilômetros da capital, foram assaltadas por elementos fortemente armados e não identificados.
Segundo a Polícia Militar, os assaltos ocorreram praticamente no mesmo horário, apesar das investigações não terem encontrado ligações entre as duas investidas dos elementos.
O comando geral da PM/RN confirmou que mais três agências dos Correios também foram assaltadas, totalizando cinco estabelecimentos vítimas da bandidagem em menos de 24 horas, onde na manhã da terça-feira (4), os criminosos realizaram arrastão nos postos dos Correios de Jandaíra, do município de Várzea e da cidade de Rafael Godeiro.
Antes, porém, na madrugada da terça-feira, uma ação simultânea ocorreu nos municípios de Serra do Mel e Grossos, onde criminosos explodiram a agência do Banco do Brasil e invadiram à prefeitura nas duas localidades, respectivamente. (ler retranca).
Ainda na terça-feira (4), na cidade de Taipu, a viatura do pelotão que atende ao município foi incendiada pela madrugada. A guarnição estava estacionada na frente do batalhão, por volta das 2h40, quando um soldado de plantão percebeu as chamas se propagarem dentro do veículo.
Tocaia
Dois policiais civis, lotados na Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), morreram durante buscas a suspeitos de roubarem a agência dos Correios na comunidade Taborda, em São José de Mipibu, na noite da última segunda-feira (3). Os agentes Jovanez Borges e Antônio Neto foram tocaiados por bandidos e morreram.
Jovanez morreu no local do tiroteio, enquanto Antônio Neto ainda chegou a ser cirurgiado, mas morreu na terça-feira, no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.
Os policiais participavam de uma ação contra suspeitos de roubarem os Correios de Lagoa de Pedra e Boa Saúde. Eles haviam localizado um carro roubado e enquanto revistavam o veículo perceberam uma caminhoneta abandonada próximo
Os policiais decidiram verificar o outro carro e quando se aproximaram foram surpreendidos pelos elementos que saíram de dentro de um matagal atirando de fuzil 556, metralhadora e armas calibre 9 milímetros.
Após os tiros, os suspeitos abandonaram o veículo com cinco camisas da Polícia Federal e fugiram correndo em direção a um matagal. 



Médio Oeste
Na madrugada da quarta-feira (5), uma quadrilha armada de pistolas e escopetas fez uma "barricada" de tronco de árvore na BR-226, altura do município de Janduís, e interceptou um veículo da prefeitura de Frutuoso Gomes, assaltando todos os passageiros e em seguida levando o carro, deixando as vítimas dentro do mato.
A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e com a assessoria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), porém os secretários estavam viajando e não puderam falar a respeito da violência crescente na cidade.

"Policiais mortos em serviço são vítimas da incúria e negligência estatal", diz Adepol

Após a morte de dois policiais civis, executados em uma tocaia feita por assaltantes, a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol) disse, em nota divulgada à imprensa, que os dois policiais mortos em serviço na noite da segunda-feira (3) são vítimas da "incúria e da negligência" estatal que não encara com a prioridade necessária o caos instalado na segurança pública do RN.

Leia a Nota na íntegra:

 A Diretoria da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol) manifesta a sua mais profunda solidariedade aos familiares dos policiais civis Antônio Pereira Pinto Neto e Jovanes Oliveira Borges, assassinados durante o cumprimento de seus deveres funcionais no município de São José do Mipibu.
Mais duas vidas de valorosos colegas de trabalho que se perdem no crescente estado de violência que assola o Rio Grande do Norte, vítimas da incúria e da negligência estatal que não encara com a prioridade necessária o caos instalado na Segurança Pública do RN.
Um dos assassinos, também morto no combate, era fugitivo da Penitenciária de Alcaçuz, que há anos vive uma realidade de superlotação sem que o estado tome as providências necessárias para a abertura de novas vagas no sistema prisional.
Que a morte dos nossos colegas policiais não tenha sido em vão e que a luta por melhores condições de trabalho e mais segurança para a atuação da Polícia Civil não esmoreça até que o governo abra os olhos para a situação enfrentada por todos os segmentos que trabalham com a segurança pública do Rio Grande do Norte.
A morte dos policiais deixa a marca de uma tragédia pessoal para sua família e de um sacrifício na luta incessante pelas melhorias das condições de trabalho. Antônio Pereira Pinto Neto e Jovanes Oliveira Borges abraçaram a causa da Polícia Civil e nos deixam a certeza de que devemos continuar na defesa da cidadania e na luta por uma segurança pública de qualidade no Rio Grande do Norte.

Ana Claudia Saraiva
Presidenta.

Bancos são arrombados simultaneamente nas cidades de Serra do Mel e Grossos

Bandidos agiram em duas cidades da região Oeste simultaneamente na madrugada da terça-feira (4), provocando terror na população e colocando em xeque a força policial. No município da Serra do Mel, após atirarem no frontispício da Delegacia da Polícia Civil, uma quadrilha dinamitou o interior do Banco do Brasil e roubou o dinheiro do caixa eletrônico. Em outra ação, os criminosos violaram o posto de atendimento bancário da cidade de Grossos, após renderem o vigilante da prefeitura onde fica localizado o terminal eletrônico.
A polícia estima que aproximadamente 20 homens fortemente armados tenham participado das duas ações, que até o momento, segundo as investigações, não tem ligação entre si, muito embora nada seja descartado pelos investigadores.
Por volta das 2h, a quadrilha chegou em dois veículos, uma caminhoneta prata e outro carro preto, à Vila Brasília, onde fica localizado a agência do Banco do Brasil e a Delegacia de Polícia Civil, os dois órgãos são vizinhos, e parte do bando se deslocou ao prédio da DP e passou a atirar contra a fachada do prédio, gritando palavras de ordem para os dois policiais que estavam de plantão. Já a outra parte da quadrilha se dirigiu à sede do banco, onde usando dinamite explodiu um dos caixas eletrônicos e levou o dinheiro do terminal. A explosão foi tão violenta que arremessou para fora da agência a tampa do caixa eletrônico e espalhou dinheiro pelo banco.
Outra ação dos criminosos ocorreu praticamente no mesmo horário, em Grossos, onde uma quadrilha composta por aproximadamente 10 bandidos invadiu a sede da prefeitura, rendeu o vigilante e violou com um maçarico o caixa eletrônico que fica localizado nas dependências do prédio.
O delegado Herlânio Cruz disse também que por volta das 2h os criminosos iniciaram a ação que durou aproximadamente meia hora. "Quando os bandidos renderam o vigilante, passaram a indagá-lo se na sede da prefeitura havia cofre com objetos de valor. Em seguida entraram no local onde fica o posto de Atendimento do Banco do Brasil e abriram com um maçarico o caixa eletrônico", explicou o delegado.
Os marginais fugiram em dois veículos de cor e modelo não identificados. A polícia colheu junto à direção do banco que nada foi roubado do caixa em Grossos. "Estamos ouvindo as pessoas, principalmente o vigilante, para tentarmos identificar a quadrilha. Preliminarmente não temos a confirmação de que foi roubado algum valor do terminal", concluiu.
Desde a manhã de ontem, policiais civis e militares vasculham a região para tentar prender os criminosos.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!