quinta-feira, junho 28, 2012

Servidores e estudantes do IFRN realizam manifestação para denunciar problemas

estudantes_do_IFRN

Professores, técnicos-administrativos e alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró, realizaram ontem (26), pela manhã, uma manifestação na praça Rodolfo Fernandes, popularmente conhecida como Praça do Pax.
De acordo com os servidores, a manifestação tem como objetivo alertar a população sobre o problema vivido pelos servidores na instituição, isto é, a luta pelo cumprimento do plano de carreira e melhorias infraestruturais nos órgãos.
Segundo o professor Hígor Morais, o Governo Federal propôs ajustar o plano de carreira em março deste ano, no entanto, nenhuma providência foi tomada para que isso acontecesse.
"A gente realizou uma greve ano passado que durou 70 dias, o que já prejudicou os alunos, que viram o ano letivo atrasar, mas, infelizmente, essa é a única forma que encontramos de chamar a atenção das autoridades. Diferente das universidades federais, demoramos mais um pouco para deflagrar a greve, pensando justamente em não prejudicar mais os alunos", destacou Hígor.
Ele complementa dizendo que o governo tem justificado falta de recursos para não implementar algumas medidas. "O IFRN de Mossoró teve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, isso porque lutamos para oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Caso houvesse uma maior valorização dos professores, mais investimentos em relação à infraestrutura, com certeza poderíamos oferecer mais. Algumas instituições não têm computadores em seus laboratórios, faltam professores. A gente arrecada tanto em impostos, e o governo não pode direcionar uma parte destes para a educação?", indaga o professor.
Segundo o aluno Alexsandro de Oliveira, os alunos da instituição vão lutar junto com os servidores em busca de melhorias para a instituição. "Sempre vão existir divergências entre alunos e professores quando o assunto é greve, mas em relação a isso não podemos fazer mais nada porque esta já foi deflagrada. Agora temos que nos mobilizar para ajudar os professores e técnicos a conseguir benefícios para a instituição".
Os professores e técnicos-administrativos convocam os pais dos alunos a comparecerem hoje, 27, às 17h, à sede da instituição para realizar um diálogo a respeito da greve. Também será realizado na próxima terça-feira, 3, das 9h às 17h, um aulão sobre os "Movimentos Sociais na Juventude", para mostrar aos alunos a importância dos movimentos estudantis no passado e a força que eles ainda possuem.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!