segunda-feira, março 26, 2012

Moradores voltam a viver clima de tensão após morte de líder na Rocinha


Moradores voltaram a enfrentar o medo na Rocinha, na Zona Sul do Rio, por causa da ação de criminosos. Eles disputam o controle do tráfico de drogas desde a prisão do traficante Nem, que comandava as bocas de fumo da comunidade. Na tarde desta segunda-feira (26), o líder comunitário Vanderlan Barros, o Feijão, foi morto a tiros na localidade conhecida como bairro Barcelos.
O crime aconteceu na favela e a polícia ainda não sabe quem é o assassino. A vítima era presidente de uma das associações de moradores que existem na Rocinha. A polícia investigava Vanderlan por suspeita de ligação com o tráfico de drogas. Ele é acusado de ter ligações com o ex-chefe do tráfico na Rocinha, Antônio Bomfim Lopes, o Nem, preso em novembro do ano passado, dias antes da pacificação.
Denúncia do MP
Vanderlan tinha sido intimado a depor com outros três réus, entre eles o traficante Nem, por lavagem de dinheiro. A sessão estava marcada para o início de maio. Em 2010, Feijão foi denunciado pelo MP. De acordo com a denúncia, ele era o tesoureiro do tráfico de drogas.
O líder comunitário foi preso, em novembro de 2011, mas acabou liberado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Seseg), contra ele havia um mandado de prisão expedido por associação ao tráfico de drogas. No entanto, o mandado já havia sido revogado em abril de 2011.
As investigações apontam que Vanderlan administrava pontos comerciais do traficante e que, em 2010, o líder comunitário ajudou a resgatar uma moto abandonada por criminosos que atacaram o Hotel InterContinental, em São Conrado.
Ocupação do Bope
No fim do ano passado, a Rocinha foi ocupada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). A chegada dos militares é uma preparação para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que, até hoje, não foi criada. Mas mesmo com a presença maior da polícia, os criminosos da região continuaram a se enfrentar.
Os moradores estão preocupados.Só este mês, os confrontos entre quadrilhas deixaram três mortos e um ferido. A polícia apreendeu armas e granadas e o policiamento na comunidade foi reforçado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!