quarta-feira, março 28, 2012

Fidel Castro anuncia encontro com papa nesta quarta-feira

Papa Bento 16 acena para os cubanos ao chegar ao aeroporto Jose Marti, em Havana (Cuba)

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro se encontrará nesta quarta-feira (28) com o papa Bento 16, no último dia do pontífice na ilha, segundo anunciou o líder cubano em um artigo publicado no site oficial Cuabdebate.

“Alegremente saudarei na quarta-feira de manhã Sua Excelência, o papa Bento 16, como fiz com João Paulo 2º, um homem cujo contato com as crianças e os cidadão humildes do povo suscitava invariavelmente sentimentos de afeto”, escreveu Fidel Castro na última de suas “Reflexões”.

No texto, Fidel explica que decidiu solicitar ao pontífice "uns minutos de seu muito ocupado tempo" quando soube, através do chanceler cubano, Bruno Rodríguez, que o papa "apreciaria esse modesto e simples contato".

Em seu artigo, o líder cubano não especifica onde nem quando acontecerá o encontro. Desta forma, 14 anos após receber o papa João Paulo II em sua histórica visita a Cuba de 1998, Fidel Castro, 85, agora retirado do poder, cumprimentará outro pontífice.

O papa se reuniu na terça-feira (27) com o presidente cubano, Raúl Castro, no Palácio da Revolução, na capital do país, Havana. O encontro ocorreu a portas fechadas.

Bento 16 e Castro mantiveram um encontro tête-à-tête - auxiliados por um intérprete - que se prolongou por 40 minutos, um período considerado "muito amplo" pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, que destacou a importância que o pontífice deu à reunião.

Questionado sobre os pedidos da dissidência para se reunir com o papa, Lombardi disse que Bento 16 "está bem informado" sobre as reivindicações desse coletivo, mas lembrou que a viagem a Cuba foi "muito curta" e que não estava previsto nenhum encontro nem com esses grupos, nem com religiosos, sacerdotes ou seminaristas.

Ao final do encontro, o papa e Raúl Castro trocaram presentes: o líder cubano deu a Bento 16 uma escultura da Virgem da Caridade do Cobre e recebeu um enorme livro, réplica da "Geografia", do astrônomo e geógrafo grego Ptolomeu.

Bento 16 concluirá nesta quarta-feira sua visita de três dias a Cuba com uma missa às 9h locais (11h de Brasília) na Praça da Revolução, em Havana.

A partida do pontífice rumo a Roma está prevista para as 16h30 locais, depois de um percurso em papamóvel desde a cidade até o aeroporto de Havana. (Com EFE)

Fonte: Portal Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!