sábado, março 03, 2012

Entre os 15 mil candidatos inscritos, apenas 45 são deficientes físicos


O pequeno número de pessoas com deficiência física inscritas no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2012 chama a atenção para as dificuldades de acesso ao ensino superior enfrentadas por essas pessoas. Neste ano, entre os 15.529 candidatos inscritos no vestibular realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apenas 45 são pessoas com necessidades educacionais especiais. Número que representa apenas 0,3% do total de candidatos. 
De acordo com informações repassadas pelo professor Egberto Mesquita, coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), as inscrições dos 45 candidatos com necessidades especiais estão distribuídas entre os diferentes Campus da Uern, sendo 18 em Mossoró, 8 em Pau dos Ferros, 2 em Caicó, 3 em Patu, 1 em Assú, e 13 em Natal.
A Uern conta com o Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN), responsável por atender as necessidades dos alunos com deficiência física matriculados em seus cursos.
Os candidatos que, no momento da inscrição, declararam ser pessoas com necessidades especiais, terão direito à uma hora a mais para a conclusão da prova, diferente dos demais candidatos que terão quatro horas para responderem os cadernos de questões.
Segundo a professora Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa Severino, chefe do Dain, departamento ligado à Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), atualmente a Uern possui 21 alunos com deficiência física, e na totalidade possui 61 alunos cadastrados no Dain, com necessidades educacionais especiais.
A chefe do departamento afirma que em 2011, cinco alunos com necessidades educacionais especiais ingressaram através do PSV.
A Universidade dispõe de serviços e equipamentos para atender as necessidades desses alunos como: transcritor de braille, ledor, aparelho MP3, MP4, Lupas, Provas em Braille, Provas Ampliadas, Interprete de LIBRAS, imobiliário adaptado, salas acessíveis e 1 hora adicional.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!