quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Prefeita cancela reunião com professores; ano letivo está ameaçado

A prefeita de Upanema, Maristela Freire (PMDB), cancelou mais uma vez o encontro com os professores da rede municipal de ensino. A prefeita convocou a categoria para discutir a implantação do piso nacional do magistério em audiência às 10h dessa terça-feira, 31, mas, horas antes, Maristela enviou ofício ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP) cancelando a reunião. "A prefeita cancelou a audiência em cima da hora, alegando outros compromissos e deixando, novamente, a categoria indignada", declarou a presidente em exercício do Sindserpup, Josenilda Alves da Costa.
A sindicalista destacou que a prática de cancelar audiência em cima da hora já é uma praxe do governo municipal, "que não tem respeito com os professores". "Até mesmo uma audiência agendada com o vice-prefeito Manoel Carlos, que era o prefeito em exercício na ocasião, foi cancelada", criticou.
Josenilda adiantou que a categoria já tem uma deliberação de não iniciar o ano letivo de 2012, previsto para o dia 27 de fevereiro, se o piso não for implementado.
O diretor do Sindserpup, Ibamar Costa, acrescentou que a audiência, tão esperada, também será importante para discutir outros assuntos de interesse da categoria, como a atualização do plano de carreira e o repasse da contribuição sindical, preso pela prefeitura.
Hoje, os professores irão ao Ministério Público pedir que o promotor público local interfira para que a prefeita receba a categoria. "Vamos ter que recorrer à promotoria para ver se somos recebidos pela prefeita", lamentou.
Na próxima segunda-feira, 6, os professores realizam assembleia geral extraordinária, às 9h, para discutir as ações que serão realizadas para cobrar a implantação do piso do magistério.
A reportagem tentou falar com o controlador-geral da Prefeitura de Upanema, Gilvandro Fernandes, mas não conseguiu. O celular dele se encontrava na caixa de mensagem em todas as ligações efetuadas.

Auxiliares de enfermagem podem parar no Carnaval
Os auxiliares de enfermagem que trabalham na Unidade Mista de Saúde de Upanema podem paralisar as atividades durante o Carnaval deste ano. A mesma decisão pode ser tomada pelos motoristas da pasta da saúde. As duas categorias reclamam a ausência de aumento salarial. Ibamar Costa informou que os auxiliares e motoristas nunca receberam aumento durante a gestão da prefeita Maristela Freire, iniciada em 2009. "Quando ela (Maristela) assumiu a prefeitura, os profissionais dessas duas categorias ganhavam um salário mínimo e meio. Com a defasagem dos últimos três anos, eles agora ganham apenas um salário mínimo", 
Ibamar acrescentou que a prefeitura ficou de regularizar o salário, mas não o fez. "E ainda está prometendo cortar a gratificação dada aos motoristas e auxiliares de enfermagem como compensação pelas perdas", conclui o sindicalista.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!