quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Assinado protocolo de intenções do novo aeroporto de São Gonçalo


A manhã desta terça-feira (31) representou mais um capítulo da história bem-sucedida do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O Governo do Rio Grande do Norte, representantes do Consórcio Inframérica e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participaram da assinatura do protocolo de intenções formalizado durante solenidade realizada no Palácio Potengi.
O documento é mais uma etapa consolidada pelo Governo do RN após o leilão do aeroporto, que teve a assinatura do contrato de concessão realizada no dia 28 de novembro de 2011, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será um dos maiores da América Latina e grande responsável pela movimentação de cargas e passageiros do Rio Grande do Norte.
Durante a solenidade realizada nesta manhã, a governadora Rosalba Ciarlini falou que a preocupação vai além da conclusão do aeroporto e apontou obras correlatas que estão naturalmente vinculadas ao novo equipamento. "A preocupação do Estado é com toda a região vizinha, como Macaíba, Ceará-Mirim e São Gonçalo, já que no entorno das obras será concretizada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), atraindo indústrias e o turismo", comentou a governadora.
Há ainda um planejamento para que a área vizinha seja contemplada com o desenvolvimento sustentável. O ordenamento das obras será essencial para possibilitar uma infraestrutura capaz de oferecer condições para que empresas possam se desenvolver com qualidade, gerando mais empregos e renda ao Rio Grande do Norte.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, o protocolo assinado define as responsabilidades de cada membro da comissão tripartite, formada pelo Governo do Estado, Consórcio Inframérica e município de São Gonçalo do Amarante. "A comissão define responsabilidades de cada um dos envolvidos e a ANAC e Infraero estão dando todo o suporte. Mas, não trabalharemos de forma separada. Somos um grupo único, agindo para garantir que o aeroporto seja entregue em dezembro de 2013 confirmando o Rio Grande do Norte no mapa e no radar do mundo", comentou.
O vice-presidente da Infravix, Antônio Droghetti, explicou que o consórcio foi formado logo após a assinatura da concessão. "Assumimos as obras com a ordem de serviço que foi emitida em 19 de janeiro. Ainda estamos aguardando a aprovação do projeto básico pela ANAC para iniciarmos as obras. Todo o trabalho agora é de finalização, apresentação e validação do projeto", disse.
O prefeito Jaime Calado tratou da criação da comissão tripartite como "fundamental" e demonstrou confiança na conclusão do aeroporto até dezembro de 2013. "Estamos otimistas e felizes com o avanço do aeroporto e a comissão vai estabelecer basicamente as licenças de construção, saneamento, água, esgoto e o dia a dia para proteger todo o entorno da região aeroportuária", falou.
Também participaram da solenidade os secretários Benito Gama (Sedec), Alexandre Mulatinho (Assecom), Aldair da Rocha (Sesed), Fábio Hollanda (Sejuc), Luiz Eduardo Carneiro (Sethas), Demétrio Torres (Secopa), Kátia Pinto (Sin), a prefeita de Macaíba, Marília Dias; Antônio Peixoto, prefeito de Ceará-Mirim; o prefeito de Extremoz, Klaus Rego; o diretor executivo do consórcio Inframérica, Wilson Vieira; o superintendente-geral da Infraero, Ibernon Martins Gomes; o superintendente do Sebrae, Zeca Melo; o superintendente regional Infraero Nordeste, Fernando Nicácio; o presidente da Fiern, Amaro Sales; o superintendente do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Uziel Vieira, entre outras autoridades.

Quatro consórcios disputaram o aeroporto
O leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA) ocorreu em agosto do ano passado na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e teve quatro consórcios na disputa: Aeroportos Brasil, ATP-Contratec, Aeroleste Potiguar e o Inframérica, que deu lance vitorioso de R$ 170 milhões com um ágio de 228,82%. À época do leilão, o chefe executivo da Infravix, José Antunes Sobrinho, afirmou que "o aeroporto de São Gonçalo representa uma nova era na área de concessões".
Em novembro de 2011, a presidenta Dilma Rousseff visitou o RN para formalizar a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante com o consórcio Inframérica. Em seu discurso, a presidenta da República ressaltou que a principal vantagem do ASGA em relação a outros é que ele terá uma grande área ao seu redor que permitirá a construção de novas empresas. "Em muitas cidades do Brasil, a população cresceu ao redor dos aeroportos. Em São Gonçalo do Amarante, várias empresas terão a chance de se instalar, se expandir e fazer com que o complexo seja o maior do Brasil, somando o volume de circulação de passageiros e de cargas", disse. A ocasião também simbolizou a primeira atividade de uma aeronave na pista do aparelho, já que o avião presidencial pousou no aeroporto.
Ainda em 2011, uma reunião realizada entre diretores do consórcio e Secretários de Estado traçou as linhas gerais na área de infraestrutura, segurança pública, educação, meio ambiente, treinamento e seleção de mão de obra local, entre outras, com objetivo de avançar na implantação do canteiro de obras e ter agilidade nos processos de licenciamento e desenvolvimento da construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!