segunda-feira, janeiro 23, 2012

Mais dois corpos são encontrados em navio naufragado na Itália

Mais dois corpos foram encontrados nesta segunda-feira (23) no cruzeiro Costa Concordia, que se acidentou na sexta-feira (13) na costa italiana. Com isso, chega a 15 o número de mortos na tragédia. A informação foi confirmada pelo chefe da defesa civil italiana, Franco Gabrielli. 

Os corpos são de duas mulheres e foram encontrados perto de um café no quarto deque. Eles ainda serão levados para identificação. Até o momento, apenas oito corpos foram reconhecidos formalmente: seis turistas --quatro franceses, um espanhol e um italiano--, um tripulante peruano e um violinista húngaro.

Os trabalhos de resgate continuam no local, já que ainda há desaparecidos.

Membros das equipes de resgate abriram uma nova passagem nesta segunda-feira com explosivos para poder chegar à ponte onde estão localizados os restaurantes do Costa Concordia com a esperança de encontrar os corpos dos desaparecidos.

As buscas na embarcação, realizadas em condições muito difíceis, segundo os mergulhadores, avançam lentamente devido ao tamanho do navio, do comprimento de três estádios de futebol e da altura de um edifício de 20 andares.

Ao mesmo tempo, um comitê de especialistas deveria tomar a decisão nesta segunda-feira sobre o início do bombeamento das 2.380 toneladas de combustível contidas nos tanques do barco.

"Hoje será decisivo, seguramos nossa respiração para ver se será possível começar o bombeamento sem deter a busca das pessoas desaparecidas", indicou à agência AFP o prefeito de Giglio, Sergio Ortelli.

Segundo os socorristas, a chance de encontrar sobreviventes é mínima, dez dias depois da catástrofe. Um navio oceanográfico com câmeras de alta definição deve chegar em breve para explorar o fundo do mar em busca de corpos eventualmente bloqueados embaixo do Costa Concordia.

Prejuízo
Mais cedo, a resseguradora alemã Hannover Re anunciou que o naufrágio custará à empresa pelo menos 30 milhões de euros.

Na semana passada, a Hannover Re se referiu a uma conta de pelo menos 10 milhões de euros com o acidente, enquanto sua concorrente alemã Munich Re falou de 50 milhões de euros. Uma companhia de seguros interrogada pela agência AFP havia indicado que o Costa Concordia, cujo naufrágio deixou 13 mortos e 21 desaparecidos, estava segurado em 395 milhões, o maior montante já conhecido de um acidente marítimo.

Três tipos de seguros podem ser aplicados para este acidente: o seguro do próprio barco (corpo marítimo), o seguro de responsabilidade civil e a apólice assinada para as mercadorias transportadas.

Fonte: Portal Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!