sexta-feira, dezembro 30, 2011

Mais de 15 mil trabalhadores ainda não sacaram o PIS em todo o estado

dinherio

Mais de 15 mil trabalhadores em todo o Estado que têm direito ao abono do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ainda não sacaram o benefício. A informação foi repassada pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Aldemir de Souza.
Segundo o gerente, no Rio Grande do Norte, 259.062 pessoas têm direito ao abono. Desde agosto, quando iniciou o cronograma do PIS/Pasep, a "Caixa já fez o pagamento de 243.500 benefícios", revela. O valor que ainda falta a ser pago representa pouco mais de 5% do total, o que está dentro do previsto pela CEF.
Aldemir de Souza destaca que em Mossoró não há como definir o número de pessoas que ainda não sacaram o abono, uma vez que os dados são feitos para todo o Estado. Todavia, ele informa que no município já foram pagos 34.700 abonos.
"A estimativa é que, na cidade, ainda falta ser pago em torno de 14% do total de abonos que ainda restam em todo o RN", diz. Isso significa, que aproximadamente dois mil mossoroenses ainda não foram sacar o abono salarial.
Segundo o gerente, o abono que equivale a um salário mínimo pode ser sacado até junho de 2012. Os trabalhadores que forem sacar o benefício no próximo ano irão receber com base no novo valor do salário mínimo, reajustado de R$ 545 para R$ 622.
Têm direito a receber o abono os trabalhadores cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS ou Pasep e que em 2010 trabalharam pelo menos durante um mês com Carteira de Trabalho assinada, ganhando em média até dois salários mínimos.
Os recursos que não forem sacados pelos trabalhadores até este prazo voltam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e são aplicados em programas que beneficiam a categoria.
Quem tiver alguma dúvida ou quiser saber se têm abono para receber pode ligar para 158, do Ministério do Trabalho e Emprego (a ligação só pode ser feita por telefone fixo). Para o número 0800 7260101, da Caixa Econômica Federal, ou para 0800 7290722, do Banco do Brasil.
Os saques do benefício podem ser feitos nesses referidos bancos mediante apresentação de carteira de identidade. No caso do PIS, o valor pode ser recebido também nas casas lotéricas, com o uso do Cartão do Cidadão, da Caixa.
Já os trabalhadores que estavam cadastrados em um dos dois programas até 1988 e que ganham acima de dois salários mínimos recebem anualmente, em agosto, apenas os juros da sua conta no PIS/Pasep, cujo fundo deixou de existir depois da promulgação da Constituição Federal. O dinheiro gerado por esses juros só será sacado pelo trabalhador quando ele se casar ou se aposentar ou ainda se requerer o recebimento por sofrer de doença grave.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!