quinta-feira, dezembro 29, 2011

Falta de água leva caminhões-pipas a três cidades

torneira_dagua

ALTO OESTE - Pelo menos três cidades do Alto Oeste potiguar encontram-se com sistema de abastecimento hídrico precário há vários dias, necessitando inclusive do uso de carros-pipas para atender as necessidades básicas.
Para garantir o abastecimento de cerca de 11 mil habitantes do município de Luís Gomes, a 442 quilômetros de Natal, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Exército brasileiro estão mobilizando nove caminhões-pipas, que realizam quatro viagens por dia a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rafael Fenandes, a 40 quilômetros de distância de Luís Gomes.
Segundo o gerente da Companhia em Pau dos Ferros, Djalma Viana Neres, o maior desafio nesta operação de atendimento à demanda básica da cidade, desde que o açude Dona Lulu Pinto secou, não é vencer o caminho que separa a fonte alternativa da sede municipal, mas a altitude, pois a cidade que está sendo abastecida emergencialmente está 700 metros acima do nível do mar.
Os caminhões, dois contratados pela Caern e sete do Exército, realizam quatro viagens por dia, transportando oito mil litros de água tratada por viagem.
O líquido é colocado em caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada uma. Ao todo, oito caixas estão sendo abastecidas de água para armazenar o líquido e permitir o acesso à população.
Djalma estima que mais 10 bombas possam ser instaladas na região já na próxima semana. Esses dispositivos possuem quatro torneiras para atender aos moradores da cidade e estão espalhados em pontos estratégicos da sede municipal.
A partir das 7h, a população pode comparecer aos locais de distribuição com seus vasilhames para se abastecer. O fornecimento pela Caern está sendo feito de segunda-feira a sábado.
A Caern está analisando estudos para identificar a alternativa mais adequada para levar água do açude do Gessen ou do Saco, como é mais conhecido o manancial situado no município de Major Sales, para atender a Luís Gomes, como forma de minimizar problemas de abastecimento, efeitos das estiagens como a que ocorre na região atualmente.
OUTRAS CIDADES
Além de Luís Gomes, a Caern também está atendendo a outros dois municípios da região que estão recebendo água, diariamente, por intermédio de carros-pipas: Antônio Martins, que começou a ser atendido em julho deste ano, e João Dias, desde a semana passada.
Na primeira são 1.000 famílias que estão sendo abastecidas após o açude dos Porcos, manancial que abastecia Antônio Martins, secar.
Em João Dias, a Companhia está fornecendo água para pelo menos 300 famílias. Lá, poços tubulares e um cacimbão secaram e foi preciso a ação da empresa para suprir as necessidades dos moradores.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!