quinta-feira, março 07, 2024

Vereador encontra merenda vencida em escola de São Gonçalo; secretaria rebate e diz que frango estava separado para ser jogado fora

Vereador encontrou frango vencido durante inspeção em escola de São Gonçalo nesta quarta-feira (6) - Foto: Reprodução

Um vereador de São Gonçalo do Amarante encontrou pacotes de frango vencido na copa de uma escola da rede municipal de ensino. O flagrante foi feito pelo vereador Nonato Queiroz (Pros) na manhã desta quarta-feira (6) na Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima, localizada no bairro Jardins, na mesma semana da volta às aulas.


Em um vídeo publicado pelo blog “Fato Sem Boato”, Nonato aparece inspecionando pacotes de frango e observa que eles têm prazo de validade em dezembro de 2023. Os pacotes estavam dentro de um refrigerador na copa.


Para evitar que o frango fosse utilizado na merenda das crianças, o vereador joga água sanitária sobre a carne e faz o descarte. “Estamos descartando, porque é um absurdo. Uma criança comendo de uma merenda dessa pode adoecer”, afirma Nonato Queiroz no vídeo.


À 98 FM, o vereador informou que vai levar o assunto para a Câmara Municipal nesta quinta-feira (7) e que vai denunciar o fato ao Ministério Público. Ele disse que, além dos alimentos vencidos, vai pedir a apuração de falta de infraestrutura adequada na cozinha da escola. Ele afirmou que constatou profissionais trabalhando sem touca e colocando alimentos no chão da cozinha, o que pode aumentar risco de contaminação.


Em nota, a Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante afirma que o material não faz parte da merenda escolar de 2024 e que os pacotes estavam separados para serem descartados.


“Esclarecemos que os alimentos mencionados não estavam destinados ao consumo imediato dos alunos. O frango cortado mostrado no vídeo era, inclusive, de um lote de validade posterior. Prova de que as embalagens vencidas não estavam sendo utilizadas. É importante salientar que a reposição das proteínas necessárias para a composição de uma alimentação saudável já está em processo de entrega na escola em questão”, afirma a secretaria.


A pasta complementa: “Garantimos que os estudantes terão acesso a refeições de qualidade, alinhando-se ao compromisso da Secretaria em proporcionar uma alimentação balanceada e nutritiva”.


“A Secretaria de Educação reitera seu empenho em manter contratos de serviços sérios, sempre priorizando a excelência na merenda escolar. Estamos atentos às necessidades dos alunos e continuaremos trabalhando para assegurar um ambiente educacional saudável e propício ao aprendizado e reforçamos que aplicaremos as medidas necessárias para que isso não mais ocorra”, finaliza.


Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, a diretora da escola, Érica Cristina, mostra embalagens de frango com validade até outubro deste ano. Ela diz que são esses os pacotes que estão sendo utilizados.


“Aquela proteína é para descarte. Não iríamos usar para fazer a merenda escolar dos nossos alunos. Segue o vídeo da proteína que estava sendo cortada pelas merendeiras hoje para fazer a merenda escolar dos nossos alunos. Estão todos no prazo de validade. Estamos prezando pelo bom atendimento. A gestão está prezando por uma merenda de boa qualidade. Não servimos merenda vencida para os nossos alunos”, afirmou a diretora.


Fonte: 98 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!