terça-feira, janeiro 03, 2023

Polícia da Espanha desmantela quadrilha de falsos policiais que roubava traficantes de drogas

As autoridades da Espanha prenderam esta semana dez suspeitos de envolvimento em uma gangue que usava trajes de policiais de elite para praticar crimes. Fortemente armados, eles se disfarçavam para surpreender traficantes e, em seguida, roubar carregamentos de drogas.


Criminosos se disfarçavam de policiais para roubar drogas de grupos de traficantes na Espanha (imagem ilustrativa) — Foto: AFP


A operação de captura dos criminosos, batizada “Sirena 21”, teve a participação da Polícia Nacional e da Guarda Civil espanholas, que conseguiram desmantelar um grupo que agia se fazendo passar por policiais, principalmente na região de Andaluzia, no sul do país.


O grupo praticava o que os espanhóis chamam de “vuelco” (reviravolta, em tradução literal). No jargão da polícia, o termo é usado quando criminosos se disfarçam com trajes de policiais para enganar outros criminosos.


A especialidade dos detidos com a operação “Sirena 21” era enganar grupos de traficantes e confiscar carregamentos de drogas. Os oito homens e duas mulheres foram presos com 70 quilos de entorpecentes, cinco carros, muitas armas e munições, além de documentos falsos.


A operação começou com base em informações que apontavam que uma rede criminosa, baseada principalmente na costa oeste da província de Málaga e com ramificações em Cádis, estaria praticando “vuelcos” visando principalmente narcotraficantes. A investigação começou em junho de 2021.


Armas de guerra

O grupo era conhecido por suas ações extremamente violentas, sendo liderado por um cidadão albanês, que organizava os ataques com armas de guerra. O chefe da gangue vinha sendo perseguido há tempos, mas ele sempre mudava de identidade, usando documentos falsos de diversas nacionalidades diferentes, e muitas vezes alterando sua aparência física, o que facilitava seus deslocamentos sem chamar a atenção da polícia. 


Os detidos serão julgados por formação de quadrilha, tráfico de drogas, entre outros delitos.


Em maio de 2022, uma operação similar resultou na prisão de seis pessoas na região de Madri, que praticavam o mesmo tipo de crime. 


Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!