segunda-feira, novembro 07, 2022

Médicos alertam para uso indiscriminado de remédio controlado que trata insônia

Fazendo upload: 371712 de 454821 bytes.


Um remédio controlado, que trata insônia, está ganhando fama nas redes sociais: é o zolpidem. O uso indiscriminado - e sem orientação médica - é um risco à saúde. Pacientes relataram até alucinações depois de tomar a medicação.


Médicos indicam o zolpidem para alguns casos de insônia, e a bula é clara: o remédio não deve ser usado por mais de quatro semanas.


“Ele é um hipnótico direto. Por exemplo, se eu tomo um medicamento que tem uma ação sedativa, eu vou sentindo a entrada do sono, aquele estímulo, eu vou bocejando, eu vou sentindo que eu estou entrando no sono”, explica Dalva Poyares, pesquisadora do Instituto do Sono e professora da Unifesp.


Com o zolpidem é diferente. O indutor de sono age em receptores específicos dos neurônios que fazem com que o cérebro apague de maneira rápida e de repente. É como se a gente se desligasse.


Por isso é que os médicos alertam que é tão importante se deitar imediatamente após tomar o remédio. Ficar mexendo no celular, ir ao banheiro, à cozinha já sob o efeito do zolpidem pode ter sérias consequências.


“É como se eu tivesse acordado e, ao mesmo tempo, dormindo. Esse estado é muito semelhante ao sonambulismo”, diz Dalva Poyares.


O estudante Pedro Henrique, de 22 anos, conta que, após tomar o zolpidem, decidiu que ia viajar... literalmente. Ele comprou dois pacotes de viagens para Buenos Aires que totalizaram R$ 9 mil.


“Tive uma alucinação. Acreditei que minha avó era rainha de Genóvia e que ela estava me esperando em Buenos Aires”, conta.

Pedro Henrique conseguiu cancelar a viagem, e a história dele viralizou. Relatos de efeitos colaterais se multiplicam na internet. Veja a reportagem completa no vídeo acima.


Fonte: Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!