quarta-feira, agosto 31, 2022

Itep disponibiliza 'RG de Urgência' a partir de sexta-feira (2) no RN

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) disponibiliza a partir de sexta-feira (2) o "RG de Urgência". A modalidade vai garantir a entrega do documento de forma mais rápida, em até três dias úteis.


Segundo o Itep, o prazo atual de expedição da carteira de identidade varia de 10 a 20 dias úteis, por conta de procedimentos internos e da logística de envio dos documentos para os postos de identificação.


O Itep, então, definiu casos específicos em que as pessoas necessitam da documentação com mais urgência (veja lista mais abaixo).


O cidadão deverá solicitar o caráter de urgência preferencialmente via e-mail para urgenciasidentidade@rn.gov.br, informando em qual caso se encaixa e já encaminhando os documentos comprobatórios, ou não sendo possível, através de requerimento escrito diretamente na sede do Instituto de Identificação, na Ribeira.



A direção do Instituto de Identificação fará a análise e deliberação do pedido. Se aprovado, o cidadão receberá um comunicado por e-mail e receberá em até três dias úteis sua carteira de identidade, que também poderá ser retirada na sede do órgão.


Itep-RN disponibiliza 'RG de Urgência' a partir de sexta-feira (2) no RN — Foto: Divulgação


O Iteo reforça que a solicitação do RG de Urgência só pode ser feita, obrigatoriamente, após o atendimento na Central do Cidadão, que pode ser agendado pela internet.


Casos que os cidadãos poderão solicitar o RG de Urgência:

Catástrofes naturais;

Matrícula escolar (apresentar documento da instituição de ensino que informe que é necessário apresentar a carteira de identidade para fazer a matrícula);

Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;

Por necessidade de viagem a trabalho (desde que comprovado com declaração da empresa especificando a impossibilidade de planejamento da viagem com a devida antecedência);

Solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde (apresentar a documentação que comprove a solicitação);

Interesse da Administração Pública;

Certames públicos ou particulares, como inscrição em eventos esportivos (apresentar a Inscrição);

Solicitação de benefícios perante órgãos públicos ou dinheiro retido em banco.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!