domingo, janeiro 09, 2022

Moradores registram 'sangria' na Barragem de Oiticica, no RN

Fazendo upload: 102212 de 102212 bytes.


Moradores registram na manhã desta sexta-feira (7) uma "sangria" na Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O reservatório ainda está em obras e não está com sua estrutura completa.


O transbordo aconteceu no que é conhecido como cota 92,5 m, que representa que o reservatório consegue agora acumular cerca de 15 milhões de m³. É a primeira vez que a barragem transborda nessa altura, com esse novo volume.


Desde 2019, a barragem já "sangrava" na cota 88 m, que armazenava 5 milhões de metros cúbicos de água.


Como ainda está em construção, esses volumes são inferiores ao que terá de fato a estrutura completa da Barragem de Oiticica, que ainda vai subir para cota 115 m na última etapa.


Registros

O registro da água descendo pelo sangradouro foi feito por moradores de Jucurutu. "A primeira sangria da nova etapa da construção da obra da Barragem de Oiticica no ano de 2022, já em janeiro, começando o ano com o pé direito. Não há nem como descrever a emoção de estar aqui, depois de tanta seca", comemorou um dos moradores.


De acordo com Procópio Lucena, integrante do Comitê de bacia do Piranhas/Açu, a barragem foi beneficiada pelas chuvas na Paraíba. Segundo ele, as precipitações abasteceram a bacia hidrográfica do reservatório São Gonçalo. Essa água desemboca no Rio Piranhas e alcança as barragens de Oiticica e também Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá.


A Barragem de Oiticica está em obras e, depois de pronta, terá capacidade para armazenar 590 milhões de m³, se tornando o terceiro maior reservatório de água do RN.


Oiticica vai atender a 43 municípios e uma população estimada em 800 mil habitantes. A conclusão está prevista para dezembro de 2022.

Obras

Na última quarta-feira (5), a governadora Fátima Bezerra (PT) assinou a ordem de serviço para instalação dos equipamentos hidromecânicos das comportas do complexo de Oiticica que vão controlar o volume do reservatório e a vazão de água que será liberada para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O contrato assinado é de R$ 14,5 milhões e o prazo para conclusão da obra é de 180 dias.


As obras de Oiticica incluem ainda a parte social de reconstrução da antiga Barra de Santana, comunidade localizada na área que será inundada pelas águas do reservatório. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é que as obras sociais do complexo Oiticica sejam entregues ainda no primeiro semestre deste ano.


De acordo com o governo do estado, o serviço está 95% concluído, faltando as ligações de água e luz e a construção do acesso rodoviário. A estrutura localizada a 25 km de Jucurutu vai receber os 880 moradores. A Nova Barra de Santana terá 218 moradias.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!