segunda-feira, novembro 15, 2021

Último paciente com Covid de hospital referência para doença no Rio recebe alta e deixa unidade

O último paciente internado com Covid no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio, recebeu alta média nesta segunda-feira (15). O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, acompanharam a liberação médica.


Adelino Gomes Silva Filho, 70 anos, único paciente com Covid, deixa hospital Ronaldo Gazolla — Foto: Henrique Coelho/g1


Adelino Gomes Silva Filho, de 70 anos, é morador da Ilha do Governador e tem 29 filhos. Ele estava internado desde o dia 20 de agosto.


“Quase cheguei morto, consegui sobreviver, e estou indo embora. Daqui a pouco eu estou em casa (...) Agora vou encontrar meus filhos e seguir meu caminho”, disse.

“Todos estiveram do meu lado, senão eu tinha morrido (...) O momento mais difícil foi o início. No início eu estava pirado. Os médicos tiveram muita paciência comigo. Agradeço de todo coração a eles, que dê tudo certo para eles. Eles foram muito legais comigo. Eu já era para ter partido para outro caminho, mas papai do céu não deixou, nem eles”, disse o paciente com uma lista dos profissionais de saúde que o atenderam.


Ele aproveitou para deixar um recado para a população: "Se vacina. Tem que se vacinar, porque se não tomar a dose tu vai partir pro outro lado, maluco”.


Adelino, único paciente de Covid de hospital referência para doença no Rio recebe alta — Foto: Reprodução/ TV Globo


A unidade foi designada, no começo da pandemia, para ser a referência no município no tratamento da doença. Desde o começo da crise sanitária, é a primeira vez que o número de internados no local foi zerado.


Hospital vai receber pacientes com sequelas



Hospital Ronaldo Gazolla — Foto: Reprodução/TV Globo


De acordo com o painel sobre Covid da Prefeitura do Rio, a cidade contava com 37 pessoas internadas por causa da doença no começo da tarde desta segunda (15).


No fim de setembro, o secretário Daniel Soranz afirmou que o Hospital Ronaldo Gazolla voltaria a receber pacientes com sequelas da Covid e vítimas de outras doenças.


“O hospital começa agora um novo ciclo, vai passar a atender pacientes com sequelas da covid. A rede de saúde tem 140 pacientes com sequelas da doença. O hospital vai abrir o ambulatório, começa a ofertar procedimentos eletivos para que a gente consiga normalizar o atendimento”, afirmou Soranz.


O Hospital Ronaldo Gazolla tem 4 mil funcionários e todos trabalharam no combate à Covid. A unidade tem 420 leitos, sendo 280 de UTI. Apenas em 2021, o hospital recebeu 9,5 mil pacientes com Covid.


Vacinação

Nesta segunda-feira, Feriado da Proclamação da República, não haverá vacinação contra a Covid-19 no Rio. Quem estava com a segunda dose agendada pôde se vacinar no sábado (13) e também pode se vacinar nesta terça-feira (16).



A vacinação retorna na terça-feira, quando, em primeira dose, serão vacinadas as pessoas com 12 anos ou mais, que ainda não tenham se vacinado. Isso vale até pelo menos o fim de novembro.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!