terça-feira, novembro 23, 2021

Bolsonaro sanciona lei que pune ofensa à vítima durante julgamento



O presidente Jair Bolsonaro sancionou na segunda-feira (23) uma lei que amplia a punição para quem constranger vítimas e testemunhas de crimes durante audiências e julgamentos. O texto foi publicado no "Diário Oficial" da União desta terça (24).


A proposta altera o Código Penal para aumentar a pena do crime de coação — quando uma pessoa utiliza de violência ou grave ameaça — no curso do processo judicial. Atualmente, a pena para essa prática é de um a quatro anos de reclusão e multa.


Com a nova lei, caso a coação ocorra em processo sobre crime contra a dignidade sexual, a punição poderá ser aumentada de um terço até a metade.


A lei aprovada pelo Congresso Nacional também determina que nas audiências e no julgamento — em especial quando são apurados crimes contra a dignidade sexual — promotores, advogados, juízes e demais participantes deverão “zelar pela integridade física e psicológica da vítima”. Caso contrário, poderão responder civil, penal e administrativamente.


O texto aprovado pelo Congresso também diz que, nessas audiências e no julgamento, está proibida:


a manifestação sobre fatos que não estejam no processo;

a utilização de linguagem, informações ou material que ofendam a dignidade da vítima ou de testemunhas.


A Secretaria-Geral da Presidência informou que Bolsonaro sancionou na íntegra o texto aprovado pelo Congresso Nacional.


A previsão é que a sanção do presidente Jair Bolsonaro seja publicada na edição desta terça-feira (23) do "Diário Oficial da União".


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!