terça-feira, setembro 07, 2021

Convidados por Bolsonaro, Fux, Pacheco e Lira não comparecem a cerimônia do 7 de Setembro

Fazendo upload: 291763 de 291763 bytes.


Convidados, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira no Brasil no Palácio da Alvorada, organizada pelo presidente Jair Bolsonaro em substituição ao desfile da Independência que foi novamente cancelado por causa da pandemia.


Fux e Rodrigo Pacheco estão em Brasília neste 7 de Setembro. Arthur Lira está fora da cidade. Segundo interlocutores dos três presidentes, eles avaliaram que as manifestações convocadas por Bolsonaro têm um tom antidemocrático e inconstitucional, com pedido de fechamento do STF e deposição de seus ministros.


Luiz Fux retornou na segunda (6) a Brasília para acompanhar de perto as manifestações na Esplanada dos Ministérios. Os ministros do Supremo estão preocupados com as ameaças, por parte de apoiadores do presidente da República, de invasão do prédio do STF.


Fux decidiu reforçar a segurança do tribunal e dos ministros e pediu o mesmo para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.


Nesta terça-feira (07), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, publicou artigo no jornal “O Estado de S. Paulo” intitulado “Defender a liberdade sem corroer a democracia”, com uma série de recados ao Palácio do Planalto e seus apoiadores que estão nas ruas nesta terça.



Num trecho, Pacheco diz que “definitivamente não se pode invocar o valor supremo da liberdade para corroer a democracia”.


Em outro, o presidente do Senado diz que “não cabe falar em negação de eleições, de resistência a freios institucionais, ou de utilização das Forças Armadas para fins que não estejam delineados no texto constitucional”.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!