domingo, junho 13, 2021

Bolsonaro frita Queiroga ao defender medida sobre a qual não tem poder final



O presidente Jair Bolsonaro está fritando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao defender a desobrigação do uso de máscara por pessoas vacinadas e por pessoas que já se recuperaram de Covid. O presidente não tem poder final nesse tipo de medida, segundo avaliação de ministros do STF e até aliados de Bolsonaro.


Segundo ministros do STF, governadores e prefeitos, pela atual legislação e decisão do Supremo Tribunal Federal, podem tornar o uso da máscara obrigatório. Como, inclusive, já fizeram. Para ministros, se o presidente Bolsonaro baixar uma resolução neste sentido, ela cairia no Judiciário caso seja questionada, o que é certo.


Para aliados do presidente e ministros do STF, Bolsonaro sabe disso e inclusive falou isso nesta sexta-feira (11). E lançou a determinação em solenidade pública para fritar, pressionar e enquadrar o ministro da Saúde, que, em depoimento na CPI da Covid, disse que a cloroquina não tem eficácia comprovada.


É, segundo eles, a forma de agir do presidente. Quando não gosta de uma decisão ou declaração de um auxiliar, passa a dar demonstrações públicas que desautorizam ou pressionam o subordinado. Foi assim com os ex-ministros Henrique Mandeta e Nelson Teich, e também com o ex-ministro Sergio Moro.


Interlocutores de Marcelo Queiroga disseram ao blog que ele irá fazer um estudo para atender o pedido do presidente, que deve seguir na linha de que a máscara só pode ser dispensada depois de um percentual elevado da população estiver imunizada com vacinas. Especialistas defendem que esse percentual seja de 70% da população adulta.



Esses interlocutores se queixam que o presidente está constrangendo e desgastando a imagem de Marcelo Queiroga. Ele, que defende a ciência, sabe que o uso da máscara neste momento é essencial. Mas, para não contrariar Bolsonaro, fala que irá providenciar um estudo sobre o pedido do chefe, de elaborar um parecer para desobrigar o uso de máscara no país por vacinados e por aqueles que já foram contaminados.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!