domingo, abril 18, 2021

Terremoto de magnitude 5,9 atinge o sul do Irã

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a província de Bushehr, no sul do Irã, segundo informações divulgadas pela televisão estatal do país neste domingo (18). A região abriga uma usina nuclear, porém o abalo foi centrado a 100 km de distância do local e foi relativamente raso - apenas 10 km de profundidade.


Um funcionário do governo disse à Reuters que não houve relatos de danos ao complexo nuclear de Bushehr, na costa iraniana do Golfo.


O abalo atingiu principalmente a cidade de Rig. Hospitais em cidades e províncias vizinhas estavam entraram em alerta. Equipes de resgate e cerca de 50 ambulâncias foram enviadas para a área, disse um oficial regional à TV estatal.


Ao menos duas pessoas ficaram feridas em Gonaveh e estavam sendo levadas ao hospital, disse a mídia estatal o chefe da Universidade de Ciências Médicas de Bushehr, Saeed Kashmiri.

A mídia iraniana relatou seis tremores secundários e postou fotos que mostravam paredes de tijolos de barro desmoronadas em alguns vilarejos.


Cruzada por grandes falhas geológicas, o Irã é um dos países mais propensos a terremotos do mundo. Em 2003, um terremoto de magnitude 6,6 na província de Kerman matou 31 mil pessoas e arrasou a antiga cidade de Bam.


Imagem de arquivo, de 10 de novembro de 2019, mostra a bandeira iraniana na Central Nuclear de Bushehr — Foto: Atta Kenare / AFP


Central nuclear de Bushehr

A central nuclear de Bushehr produz mil megawatts. Ela foi construída pela Rússia e começou a funcionar em setembro de 2013.


Em 2016, empresas russas e iranianas começaram a construir dois reatores de mil megawatts em Bushehr. A obra deve durar cerca de dez anos.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!