segunda-feira, outubro 26, 2020

Site do Fies enfrenta problemas na inscrição de vagas remanescentes; MEC diz que lentidão foi solucionada



O Ministério da Educação (MEC) disse que o site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) opera neste final da tarde de segunda (26) com normalidade após os candidatos relatarem problemas para as inscrições para 50 mil vagas remanescentes do programa do segundo semestre de 2020.


A princípio, o processo seletivo para essas vagas ocorreria de 6 de outubro a 13 de novembro, mas foi suspenso por causa de instabilidades no site do programa. As inscrições foram retomadas nesta segunda, mas, novamente, o site apresentou dificuldade para o seu acesso.


O Ministério respondeu às 17h43 com a seguinte nota:


"O MEC esclarece que no dia 26/10, às 7hs, houve a abertura do FIES para preenchimento das vagas remanescentes. Diante do grande volume de acessos ao sistema, houve a percepção de lentidão e indisponibilidade no acesso pelos usuários.


As ações foram prontamente realizadas de tal modo que o sistema, apesar da intermitência, não parou de funcionar, tendo seu reestabelecimento pleno, a partir das 10h15. Enfatiza-se que após esse horário, não foram registradas novas intercorrências.


O prazo original de inscrições será mantido, tendo em vista que os usuários já conseguem efetuar as suas inscrições. Até o momento, o MEC informa que, conforme levantamento feito às 14h15, já foram realizadas mais de 3772 inscrições, das quais 1200, logo nas primeiras duas horas, demonstrando que o sistema está funcional.


Ainda há vagas a serem preenchidas em diversos cursos, e essas podem ser visualizadas diretamente no sistema por meio do endereço."


Cronograma

Segundo o MEC afirmou no início de outubro, os alunos que conseguiram se inscrever no primeiro período de inscrições, antes de o processo ser interrompido, não precisam efetuar novo cadastro.


No novo calendário para as vagas remanescentes, as datas variam conforme o perfil do aluno:


26 e 27 de outubro: apenas candidatos de áreas de conhecimento prioritárias (cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciências da computação);

de 28 de outubro a 3 de novembro: candidatos ainda não matriculados em instituições de ensino superior;

de 28 de outubro a 27 de novembro: candidatos que desejam financiar as mensalidades no curso e turno em que já estão matriculados atualmente.

O que é o Fies

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente, tem duas categorias:


a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;

a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

As vagas remanescentes só são válidas para a primeira modalidade.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!