segunda-feira, outubro 05, 2020

Bolsonaro sinaliza que vai indicar o ministro Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou, em uma reunião interna na sexta-feira (2), que vai indicar o ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).


Bolsonaro foi avisado pelo ministro José Múcio, atual presidente do TCU, que vai se aposentar em 31 de dezembro deste ano, antecipando em 2 anos e 9 meses o prazo da aposentadoria compulsória (quando servidores completam 75 anos).


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira — Foto: Reprodução/TV Globo


Jorge Oliveira é próximo de Bolsonaro e chegou a ter o nome cogitado para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), que vai se aposentar na semana que vem. O presidente acabou optando pelo desembargador Kassio Nunes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).


Agora o presidente tem novamente a oportunidade de indicar Oliveira para um tribunal. Segundo o blog apurou com ministros do TCU que o nome de Oliveira tem boa aceitação na Corte, até porque todas as vezes que ele tratou de interesses do governo no tribunal, a relação foi de muito respeito.


Para agilizar o processo, Múcio vai oficializar o pedido de aposentadoria ainda nesta semana. Na conversa de sexta, de acordo com o que foi apurado pelo blog, Múcio lembrou a Bolsonaro que essa indicação para o TCU é a única que cabe à Presidência da República. As demais vagas no tribunal são preenchidas por indicações do Congresso ou por indicações técnicas de auditores e membros do Ministério Público de Contas. Por isso, Bolsonaro não tem espaço para errar na escolha.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!