segunda-feira, setembro 21, 2020

RN exporta primeira carga brasileira de melão para China após acordo

A primeira carga exportada de melão do Brasil para a China desembarcou na cidade de Xangai na última sexta-feira (18), segundo confirmou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, foram 3,5 toneladas de melão pele de sapo produzidas em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.



Carga de melão desembarcou em Xangai — Foto: Henrique Araujo / IMG DIGITAL


Em novembro do ano passado, após reunião bilateral entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, dentro da XI Cúpula do Brics, em Brasília, o Brasil fechou acordo com a China para viabilizar a exportação de melão. O acordo é o primeiro relacionado a frutas com o país asiático.


Em janeiro deste ano, a Administração Geral de Aduana da China (GACC) - órgão responsável pela sanidade vegetal e animal - inspecionou o melão produzido no Rio Grande do Norte e no Ceará e em seguida publicou a autorização para importação de melão do Brasil.


Para a ministra da agricultura, Tereza Cristina, a abertura desse mercado é um feito histórico, já que o país asiático é o maior produtor e consumidor de melão. “É um marco importante para o Brasil. É a primeira fruta fresca importada pela China e o primeiro país do mundo a exportar melão para China”, disse.



A China é considerada uma grande consumidora de melões. Em 2017, o país foi responsável pelo consumo de aproximadamente 17 milhões de toneladas, quase metade da produção mundial.


“Apesar dos chineses serem produtores de melão, são também grandes consumidores e isso é muito vantajoso para nós. Vamos trabalhar para nos ajustarmos nas questões logísticas e, assim, exportarmos mais frutas. O melão é uma das frutas que mais gera emprego. Ao exportarmos para China, crescerá ainda mais este número", falou Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).


Antes do embarque acontecer, o melão foi vistoriado pelo Ministério da Agricultura na própria fazenda. Foi usado o lacre do Mapa na embalagem da fruta como medida para confirmar que todo o processo foi feito inhouse e com a vistoria do fiscal habilitado pelo governo chinês. A exportação foi feita pela empresa Bollo Brasil, do grupo Bollo International Fruits, associado à Abrafrutas via Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX).


Exportação

Em 2019, o Brasil exportou mais de 251 mil toneladas de melão para diversos países. A expectativa, segundo o Mapa, é que esse número dobre caso conquiste no mínimo 1% do mercado chinês - a safra no Brasil coincide com a entressafra na China.


Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Norte é o principal exportador. Em 2019, 30% de toda exportação do estado foi de melão. Somente no ano passado, a venda potiguar da fruta fresca para países do exterior cresceu 65% e chegou a US$ 116,95 milhões. Segundo maior exportador do país, o Ceará exportou US$ 41,47 milhões.



Melão potiguar foi exportado para China — Foto: Henrique Araujo / IMG DIGITAL


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!