terça-feira, agosto 11, 2020

Anticorpos do coronavírus foram detectados em morador do ES em 11 de fevereiro, diz secretário

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, disse, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (11), que foram detectados anticorpos do novo coronavírus em um capixaba em 11 de fevereiro, antes do primeiro caso da doença divulgado oficialmente no Brasil, em 26 de fevereiro.


Informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do ES — Foto: Divulgação/Sesa
Informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do ES — Foto: Divulgação/Sesa


O primeiro caso do estado foi divulgado em 5 de março.


"Nós identificamos em uma amostra biológica datada de 11 de fevereiro os anticorpos para a Covid-19 em uma amostra de uma paciente que doou sangue para o Hemoes do município de Guarapari, que não viajou para o exterior e apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação de sangue. Nós notificamos o Ministério da Saúde. Os dados desse paciente serão preservados", disse o secretário.


Coletiva foi realizada na manhã desta terça-feira — Foto: Divulgação/Sesa
Coletiva foi realizada na manhã desta terça-feira — Foto: Divulgação/Sesa


Nésio explicou que outros casos estão sendo investigados por outros estados e que o assunto está sendo alinhado com o Ministério da Saúde, mas que que no momento este seria o primeiro caso do Brasil, em comparação com o primeiro anúncio oficial.


"Nós estamos, de fato, com um caso registrado anterior ao primeiro do país. Existem relatos de outros casos em outros estados também. Nós vamos estabelecer com o Ministério da Saúde um alinhamento das investigações dos casos anteriores a 26 de fevereiro para que a gente consiga qual foi o primeiro do país. Devemos encontrar casos anteriores, pois estamos com um caso que já foi transmissão comunitária. Devemos reconhecer que este paciente teve sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, da coleta do material biológico e nós podemos afirmar que de fato a doença já circulava", explicou.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!