quinta-feira, julho 23, 2020

Equipe do Parque das Dunas encontra garrafas plásticas, lençóis e até ventilador durante limpeza em trilhas

Uma equipe de limpeza do Parque das Dunas encontrou na manhã desta quinta-feira (13) lixo espalhado pelas trilhas do Parque das Dunas, unidade de conservação ambiental em Natal. Entre os materiais recolhidos, foram encontrados garrafas plásticas, lençóis e até um ventilador.

Ventilador foi encontrado por agentes de limpeza no Parque das Dunas — Foto: Divulgação
Ventilador foi encontrado por agentes de limpeza no Parque das Dunas — Foto: Divulgação

“Vivemos uma situação devastadora no mundo todo causada pela poluição de plástico. Uma grande ameaça aos ecossistemas e ainda estamos engatinhando na discussão desse tema. Foi um sentimento de tristeza encontrar tanto lixo em nossa Unidade de Conservação, e ao mesmo tempo ver que muitas pessoas tratam isso com descaso ou não se sentem responsáveis pelo processo nocivo do planeta Terra”, disse Mary Sorage, gestora do Parque das Dunas.

Entre o material recolhido durante a limpeza, havia ainda bitucas de cigarro, preservativos, papelão e utensílios de plástico. Ao todo, foram recolhidos 15 sacos - com capacidade de 200 litros - de material.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o lixo foi encontrado em um trecho da área de mata, localizada próximo a Rua da Torre, no bairro Morro Branco. Além disso, técnicos do instituto também detectaram uma invasão de pessoas por uma entrada clandestina para praticar exercícios físicos. O Parque das Dunas segue fechado em função da pandemia de coronavírus.

Lixo foi encontrado em trilhas no Parque das Dunas — Foto: Divulgação
Lixo foi encontrado em trilhas no Parque das Dunas — Foto: Divulgação

Profissionais do Idema e da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) colocaram um cerca na abertura clandestina detectada nesta quinta-feira. Na vistoria, também foram identificadas árvores pichadas, placas e bancos destruídos.

“Parte da população ignora o fato de que o Parque das Dunas é uma área protegida por lei e que é prioridade a conservação e a preservação da mata da nossa cidade. A utilização de trilhas clandestinas desrespeita e desconsidera toda a questão dos princípios da preservação da Unidade de Conservação da Natureza”, falou a gestora.

Mary Sorage reforçou ainda o perigo que o descarte de lixo pode gerar para os animais que vivem no Parque das Dunas. “Um animal que encontra materiais estranhos em seu habitat pode achar que é alimento e ingerir. Pode também se ferir com os resíduos, adquirir ou transmitir doenças ou até morrer. Os animais se afugentam à medida que as pessoas modificam o habitat deles. São questões sérias que refletem na saúde dos animais, na qualidade das plantas, solos e do ar e da própria saúde humana”.

Prática ilegal de exercício
Um grupo de corrida foi flagrado no último sábado (18) no Parque das Dunas, que segue fechado em função da pandemia de coronavírus. O acesso ilegal é considerado infração ambiental.

"Cometem dois tipos de infrações: uma de cunho ambiental e outra por descumprimento do distanciamento social. A invasão em área protegida é fator gerador de diversos riscos causados ao meio ambiente e para a segurança. Sem falar que essas pessoas estavam promovendo aglomeração, colocando em risco a saúde individual e coletiva", falou o diretor administrativo do Idema, Marcílio Lucena.

O Parque das Dunas é integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, formada por uma diversidade biológica fundamental para a existência do Bioma.

Mais de 15 sacos foram enchidos com lixo encontrado — Foto: Divulgação
Mais de 15 sacos foram enchidos com lixo encontrado — Foto: Divulgação

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!